segunda-feira, 9 de abril de 2012



Para um Mundo mais Perfumado, Feliz e ... PARTE lll

 O Aroma que fascina...

Dando continuidade...

Para conhecermos um óleo essencial é importante saber a sua composição química, a classe a qual pertence e os grupos funcionais .

Sabemos que quase todas as moléculas encontradas nos óleos essenciais são formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio, e estes se unem formando cadeias moleculares e grupos funcionais onde cada um destes apresenta determinadas propriedades químicas dependendo de sua espécie, parte da planta a qual foi extraído o óleo e das condições de cultivo.

Os óleos essenciais, do ponto de vista da química, são formados por estruturas de terpenos, monoterpenos, sesquiterpenos, fenólicos, fenilpropanoicos, alifáticos não terpenos, heterocíclicos; e funções químicas de alcoóis, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres, óxidos, acetatos e vários outros.

Monoterpenos/Sesquiterpenos
Possuem efeito anti-viral, antisséptico, bactericida e antiinflamatório. Atuam no fígado (processo de desintoxicação) e estimulam as funções glandulares. Os sesquiterpenos agem no cérebro, aumentando a quantidade de oxigênio das glândulas pituitária e pineal. Como exemplo temos o limoneno, pineno, canfeno e gamaterpineno. Estão presentes no limão, pinho, alecrim e olíbano.

Compostos oxigenados:
• Ésteres
São fungicidas, sedantes e antiespasmódicos.Conferem ao produto um aroma característico
frutal. Como exemplo podemos citar o acetato de linalila e salicilato de metila. Estão presentes na bergamota, sálvia e lavanda.
• Aldeídos
Agem como sedante, antisséptico e antiinfeccioso. São exemplos o citral, neral e geranial e estão presentes na melissa, no capim- limão e na citronela.
• Cetonas
Agem como descongestionante em quadros de asma, bronquite e resfriado, mas podem ser tóxicos. Temos como exemplos a tujona, carvona e pinocanfona. Estão presentes no funcho, gengibre, alecrim e hissopo.
• Álcoois
Atuam como antissépticos, antivirais e estimulam o sistema imunológico. São exemplos
o linalol, borneol e estragol, e estão presentes, por ex. alecrim, no pau-rosa, sândalo e gerânio.
• Fenóis
São bactericidas, desinfetantes, antiinflamatórios e podem ser irritantes à pele. Como exemplos temos o timol, carvacrol e eugenol, que estão presentes no tomilho e no cravo.
• Óxidos
São bactericidas e expectorantes. Como representantes temos o óxido de silício, ferro, manganês e magnésio, que podem estar presentes no alecrim e na melaleuca.
• Ácidos
Atuam como antisséptico, diurético e antipirético. Possuem antibiótico e vitaminas.Como exemplo temos o ácido benzóico, cinâmico, caféico e oleânico, presentes no benjoim e na melissa.

A grande maioria dos óleos essenciais de interesse comercial é uma mistura de hidrocarbonetos monoterpenos e sesquiterpenos. Um segundo componente presente em concentração elevada consiste principalmente de compostos aromáticos.  O aroma e o odor destes hidrocarbonetos são muito baixo, comparado com os seus derivados oxigenados. Portanto, o seu teor no óleo é sempre reduzido. 

Os óleos essenciais dependendo da combinação dos elementos químicos (C, H e O) nos compostos oxigenados, podem apresentar diferentes grupos funcionais. Deste modo, 1 óleo essencial pode ter dezenas de diferentes compostos de alguns ou de todos os grupos, cada 1 com a sua característica e ação bioquímica.   

Continuando no exemplo:

AUTOBIOGRAFIA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM
  (Rosmarinus officinalis)
 
Sou uma erva muito antiga e consegui me desenvolver em  vários quimiotipos e cada um para regiões climáticas diferentes, por  ex: QT1 cânfora (Espanha), QT2 cineol (Marrocos) e QT3 verbenona (França). Quimiotipos ou tipos químicos - são óleos essenciais que têm suas contituições químicas modificadas de acordo com o seu local de cultivo, e  apresentam propriedades terapêuticas, cosméticas e psicológicas diferentes.

Meus Constituintes Químicos: 

  • Estudos prévios do óleo essencial de Rosmarinus officinalis apresentaram como seus principais constituintes:  1,8-cineol (9,0%), cânfora (14,9%), borneol, acetato de bornila, canfeno, α-pineno (9,3%), p-cimeno, mirceno, sabineno, β-felandreno, β-pineno, dipenteno e β-cariofileno (SOLIMAN ; EL-KASHORY; FATHY; GONAID, 1994). 
  •  Alguns componentes emprestam certas características específicas ao óleo essencial de alecrim, ou seja, 1,8-cineol – aroma refrescante; α-pineno – aroma de pinho; cânfora – aroma de menta; borneol – gosto acre (SVOBODA ; DEANS,1992). 
  • Cânfora e 1,8-cineol são usados no tratamento de tosses e irritações inespecíficas do trato respiratório.  A inalação de cânfora ajuda, rapidamente, a pessoa desmaiada a recuperar a consciência. Este efeito é baseado na estimulação dos centros medulares, especialmente os centros da respiração e circulação via nervo olfatório (ISMAIEL; PIERSON, Sep. 1990; BUCHBAUER, May/Jun. 1990). 
  •  Os compostos aos quais podem ser atribuídas atividades antibacterianas  na sálvia e alecrim são: borneol, 1,8-cineol, pineno, canfeno e cânfora 

 OE Alecrim : (cineol)     rosmarinus officinalis
                                           alpha pinene = 13,5% ; 1,8 cineol = 47,51% ; cânfora = 16,7%

Alivia dores de cabeça. Anti-inflamatório, alivia tensões e dores musculares. Este óleo com uma porcentagem química maior em cineol, auxilia especialmente a descongestão nasal e pulmonar. 


 OE Alecrim : (canfenona)  rosmarinus officinalis
                                                       1,8 cineol = 20% ; cânfora = 20%
Revitaliza as células cerebrais. Alivia dores de cabeça,tensões e dores musculares. Este óleo com uma porcentagem química maior em cânfora do que cineol, é mais indicado ao despertar, apatia e sonolência que o Alecrim com maior teor cineol.

 Minhas Principais Propriedades:

Terra flor Aromaterapia cita como propriedades terapêuticas do alecrim: 

Adstringente: aglutina e contrai os tecidos, fechando os poros. Combate diversas moléstias infecciosas da boca, garganta, pele e órgãos genitais.OE's: alecrim qt. cineol.
Ansiolítico: reduz a ansiedade. Também chamado de tranquilizante ou calmante.OE's: alecrim qt. cineol
Antidepressivo: revigorante, combate a melancolia e a depressão.OE's: alecrim qt. cineol.
Antisséptico: desinfetante. Bacteriostático. Alecrim: todos os qts.
Carminativo: combate flatulências (gases) intestinais ou estomacais.OE's: alecrim qt. cineol.
Desobstruente: combate obstruções intestinais e hepáticas.OE's: alecrim (qts. cineol e verbenona).
Estimulante: aumenta a energia das funções vitais, exercendo ação vivificante e animadora sobre os órgãos.OE's: alecrim qt. cineol.
Hipertensor: eleva a pressão arterial.OE's: alecrim qt. cineol .

Indicações do óleo Essencial de Alecrim - (segundo Terra flor Aromaterapia):

 Óleo Essencial
 Terapêutica
Aromacológica
 Dermatológica
Alecrim qt. Cânfora
Rosmarinus officinalis
Camphoriferum
 Anti-inflamatório e relax. muscular,trata mialgias, torcicolo, dor localizada por esforços esportivo, cãimbras (B-C-F-M)
 O.E. do caminhante
Permite o livre fluir do movimento, antes e após longas caminhadas e atividade física. (A-B-CA-F-I-M-S)
 Acne (T)
Entorse, contusões (C-F-M-T)
 Alecrim qt. Cineol
Rosmarinus Officinalis
Cineoliferum
Tônico geral (A-B-CA-F-I-M-S)
Digestivo, dor de cabeça (A-C-CA-F-I-M)
Dor muscular e reumática (B-C-F-M)
Expectorante e mucolítico (C-F-I-V) 
Hemorróidas e varizes (BA-O-T)
Otite(O); Hipertensor (B-CA-M)
 O.E.do estudantes
Estimula a memória e a sensação de alerta,revigora, alegra,anima, combate a letargia mental, e o cansaço físico, antidepressivo, prepara para o dia (A-B-CA-F-I-M-S)
 Trata a oleosidade da pele, acne (T). Caspa, queda de cabelo (O)
Parasitas(piolho e sarna) (T)
Adstringente,protege a pele no pós-barba e pós-depilatório (T)
 Alecrim qt. verbenona
Rosmarinus Officinalis
Verbenoniferum
 Estimula e desintoxica o fígado e a vesícula biliar (B-CA-F-I-M)
Regulador hormonal feminino (CA-M)
 O.E. do bom humor
Alivia o mal-humor e mal-estar advindo da fragilidade nervosa (A-B-CA-F-M)
 Tônico cutâneo, repara o ressecamento da pele madura na menopausa (B-M-O)
A- Aromatização ambiental ; B- Banho de imersão; BA-Banho de assento; C-Compressa local; CA-colar aromático; F-Fricções; I-Inalação; M- Massagem; O-óleo para para o corpo e rosto; S- Spray; T- Uso tópico; V- Vaporização.

Qualidade: Yin
Classificação para fins de mistura aromaterápica: Nota baixa
Cor: Claro
Consistência:
Fino
Perfume:
Herbal,Verde, Ecológico, Potente, Provençal, Antigo. Tem efeito
Refrescante e mentalmente estimulante, mas de poder reconfortante.

Formas de me Usarem :  

Produtos como cremes e loções para corpo( 2 %) /face (0,5%), géis, sais de banho, sabonetes, shampoos, condicionadores líquido neutro, pomadas e máscaras.Spray para ambientes.

Combino bem com:
Óleos cítricos como Laranja - doce, Limão, Bergamota, Gerânio, Lavanda, Tea Tree, Hortelã Pimenta, Olíbano, Manjericão, Cedro, Canela, Grapefruit, Eucalipto, Cipreste, Zimbro, Menta e Petitgrain.

Cuidados: 
  • Evitar meu uso em pessoas cardíacas, crianças menores de 8 anos, epiléticos e durante gravidez. Nesses casos recomenda-se o uso do Óleo essencial Vibracional de Alecrim. 
  • Não usar óleo essencial puro, não diluído.  
  • Os óleos essenciais não foram criados para curar problemas médicos específicos. Para tratar qualquer doença, procure os cuidados de um médico. 
  • As dosagens prescritas para o meu uso devem ser rigidamente seguidas, pois posso ser tóxico se utilizado em excesso.
  • Sou uma excelente indicação para o equilíbrio mental  após exaustivo exercício intelectual.
  • Proibidos para alérgicos: (faça prova de toque na dobra interna do braço).

Concluindo:

"Quanto à composição química do óleo essencial de alecrim existe acordo sobre os monoterpenos serem majoritários. Entretanto, mesmo que se considere os óleos provenientes dos países essencialmente produtores como padrões internacionais, ainda há discrepância entre as principais substâncias (ora são hidrocarbonetos, como pinenos, mirceno, canfeno e ora são oxigenadas, como cânfora, 1,8-cineol e borneol).
O óleo essencial rico em determinados compostos será adequado para certo propósito. Por exemplo, o óleo rico em cânfora pode constituir bom agente antimicrobiano em alimentos, mas outro óleo rico em 1,8-cineol pode ser preferido para uso terapêutico. Por isso, determinar a composição química do óleo essencial é importante para aproveitar suas
potencialidades." (B.CEPPA, Curitiba, Jul./dez. 2001).

A efetividade da ação terapêutica de um óleo essencial está na sua composição química. 
Todos os óleos são compostos de átomos de hidrogênio, carbono e oxigênio, porém a química destes óleos é complexa.
Combinando os elementos químicos encontrados em cada um dos óleos essenciais, com os elementos de diferentes óleos essenciais, podemos produzir variados efeitos terapêuticos – também chamados de efeitos sinérgicos; portanto é importante ter conhecimento da composição química e das propriedades individuais pertencentes a cada óleo para podermos utilizá-los de maneira segura e eficaz.

Fontes pesquisadas: 

Porte, A., Godoy, R., Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Propriedades Antimicrobiana e química do óleo essencial, B.CEPPA, Curitiba, Jul./dez. 2001
Hoare, J., Guia Completo de Aromaterapia. São Paulo:Pensamento, 2010.
Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa em Aromaterapia –ABRAROMA,
 Coordenado por SANDRA SPIRI – Módulo 4






"Devido sua cor vibracional transmuta todos os obstáculos criando estímulos que auxiliam na criatividade, memória e razão.
OE de Alecrim deve ser utilizado em todos os momentos que necessitam de entendimento, desprendimento e renovação." ABRAROMA 

  Obs. 
Com referência aos monoterpenos, foi pesquisado que diversos monoterpenos possuem atividade quimioterapêutica e quimiopreventiva contra células tumorais. Dentre os antitumorais, citamos o álcool perílico (AP), derivado do limoneno e   presente em plantas como hortelã, cereja e sálvia.
Abaixo foi colocado uma relação de óleos essenciais cítricos com os seus respectivos teores de limoneno (valores aproximados) :
Cidra (Citrus medica): 87%
Laranja (Citrus vulgaris/aurantium/sinensis): 90%
Limão (Citrus limon): 65-70%
Tangerina (Citrus reticulata): 70%
Toranja ou grapefruit (Citrus paradisi): 95%

Bem, finalizada a história do óleos essencial de Alecrim, espero que tirem proveito, pois brevemente postarei outro óleo...

Qualquer dúvida, opinião ou, se quizer, adicionar alguma comentário, fiquem a vontade!!

                                                           Fiquem em alto astral com o nosso amigo Alecrim... 
                                                                                
                                                                                                                                        Bjos, MLucia



Nenhum comentário:

Postar um comentário