segunda-feira, 9 de abril de 2012



Para um Mundo mais Perfumado, Feliz e Saudável ...   parte l
  
O Aroma que fascina...

Aromaterapia e óleos essenciais 

Para entendermos (um pouco mais porque é muito complexo o assunto...), o que é e como é aplicada a aromaterapia, vamos simular uma história onde cada óleo essencial é um indivíduo que, de tanto falarem bem , já estamos querendo conhecer e, quem sabe, nos tornarmos amigos !

 Vamos dar início à história.

 A aromaterapia, nossa conhecida, que trabalha única e exclusivamente com plantas aromáticas, em especial os óleos essenciais, que são os elementos vitais destes vegetais, planejou nos apresentar os óleos mas nos orientou que, nos apresentaria 1 óleo essencial em cada oportunidade, pois só assim conseguiríamos conhecê-lo e fazer amizade. Continuando à sua orientação, a aromaterapia colocou como vantagem que, se conhecermos 1 de cada vez teremos informações importantes que nos auxiliarão na sua correta indicação de uso. 

 Explicou que um óleo essencial é considerado a alma da planta, que a delicadeza de seu aroma se une ao seu potencial de cura dado a forte concentração de seus princípios ativos.
Os óleos essenciais podem estar localizados em quase toda a planta : raiz, caule, folhas, flores, frutos. E dentro da mesma espécie, o óleo de 1 órgão da planta pode divergir do óleo extraído de outro órgão do mesmo vegetal.

Assim as modificações vão ocorrendo, transformando uns compostos em outros, de acordo com a parte da planta, o momento de seu desenvolvimento ou crescimento, o horário do dia de sua colheita. E mesmo após sua extração, devido a complexidade de sua composição podem sofrer modificações físico-químicas através de reações químicas entre seus constituintes e o próprio meio como a luz solar, enzimas e o vasilhame. Jamais 2 óleos essenciais terão a mesma forma de atuação sobre o corpo humano.

O óleo essencial é um produto composto podendo ultrapassar de 200 - 300 componentes químicos diferentes, e cada 1 com seus respectivos princípios ativos, isto explica porque 1 único óleo essencial possui uma ampla quantidade de ações terapêuticas.

Os vegetais são classificados em agrupamentos de acordo com o número de características que cada grupo tem em comum.  A unidade básica é chamada espécie, onde se agrupam plantas com ascendência comum, com estrutura e comportamento  semelhantes.  As espécies com características em comum são agrupadas no mesmo gênero. Os gêneros que têm características em comum são agrupadas  em família. As famílias são agrupadas dentro de uma classe e as classes dentro de uma ordem. Os 3 níveis de classificações que mais interessam aos aromaterapeutas são a família, o gênero e a espécie.

Este texto é longuinho, embora seja muito interessante ! Como não posso omitir as informações,vou deixar a 2ª parte para o próximo post, ok? 

                                                                                                    Até breve, bjos ! 

                                                                                                         MLucia







Nenhum comentário:

Postar um comentário