quinta-feira, 19 de abril de 2012


                Caminhos dos Aromas

  
O óleo essencial pode ser absorvido através da pele e do nariz que são as vias mais seguras.

Na pele: os óleos essenciais absorvidos na pele entrarão na corrente sangüínea e agirão nos órgãos internos e sendo excretados, posteriormente, as quantidades não metabolizadas.
Os óleos essenciais devem ser diluídos nos chamados carreadores que podem ser os óleos vegetais, álcool, gel neutro, creme neutro, argila, loção cremosa neutra (sem óleo mineral), sais de banho, sabonetes, shampoo neutro, condicionador, água, esfoliantes, produtos naturais como mel, yogurte e outros).  Pode-se fazer isto através de cremes e óleos corporais, massagens, tratamentos estéticos, compressas, etc.

Via olfato: deve-se tomar cuidado com tempo de exposição (não mais que 2-3 horas) e concentração (entre 0,5 a 2%).
  • Uma parte do aroma inalado vai para os pulmões via traquéia, penetrando nos brônquios, bronquíolos e alvéolos, passando para a corrente sangüínea nas trocas gasosas, agindo da mesma forma da penetração cutânea.
  • Outra parte do aroma vai para o cérebro, atingindo o S. N.C. e mais especificamente o Sistema Límbico, que é nosso antigo cérebro das emoções, responsável por nossas emoções, nossa memória e nossos humores. Para esta via, pode-se usar aromatizadores pessoais, aromatizadores à vela ou elétricos e potpourris.
Desta forma, cada óleo essencial agirá de uma forma diferente no nosso corpo físico, mental e emocional, de acordo com a sua composição química e as suas propriedades terapêuticas. 
A aromaterapia é uma terapia Natural e Holística pois trata o indivíduo como um todo, visando o bem-estar bio-psico-social do mesmo e não isoladamente.


  Descobrindo combinações para o seu bem-estar

Podemos criar 1 sinergia de óleos essenciais de diversos modos, porém a escolha dos óleos vai depender da necessidade de quem vai utilizá-los e, principalmente, dos elementos químicos constituintes, das suas propriedades terapêuticas e, também o que se espera desta combinação.  Destas sinergias podemos identificar 3 níveis fundamentais de combinações, cada 1 com seu objetivo próprio: o estético, o fisiológico (efeito farmacodinâmico) e o emocional/mental.

Nível estético:
A combinação dos óleos essenciais visando a estética está intimamente associada  à arte da perfumaria e tem como meta final a produção de 1 fragrância aprazível. Você escolhe os óleos essenciais que, a princípio, deve agradar ao seu olfato e que juntos se harmonizam e têm seus afeitos aromáticos aumentados.
Ao escolher os óleos que combinem bem, é importante que você tenha conhecimento das características pessoais dos óleos escolhidos e, para isto, é necessário treinar o seu olfato. No momento que você identifica, em 1 óleo essencial, suas qualidades aromáticas, você pode então modificar sua energia, produzindo uma melhor fragrância através da combinação com outros óleos essenciais.

Nível mental e emocional:
O mesmo princípio pode ser aplicado para uma composição com objetivos de agir nos planos mentais e emocionais. Nesta combinação se daria destaque ao reequilíbrio emocional e mental de maneira mais perceptiva.
 

É importante que, ao trabalhar com estes objetivos, se restrinja a escolha dos óleos para 1 número não maior que 3. As propriedades de cada óleo essencial tenderá a elevar-se no caso da combinação ser mantida de forma simples.
Vejamos a seguir, um exemplo: Uma senhora de 48 anos está iniciando seu processo de menopausa e sente ondas de calor, baixa auto estima, apatia, cansaço e muito desânimo. Uma sinergia indicada seria a de bergamota , gerânio e sândalo para ajudar no equilíbrio hormonal, fortalecer a auto confiança,
elevar a auto estima e auxiliar na retomada de vida.

 Nível fisiológico:
A escolha dos óleos essenciais a nível fisiológico está relacionada com as propriedades terapêuticas dos mesmos. O objetivo, neste caso, está em elaborar uma sinergia que oferecerá o máximo de benefício para o reequilíbrio da saúde do indivíduo. Vejamos a seguir, um exemplo: adolescente que desde criança tem freqüentes resfriados e queda de imunidade. Para a melhora do quadro apresentado seria indicado uma combinação de eucalipto glóbulos, camomila romana e cedro, com objetivo de melhorar as condições respiratórias, a defesa do organismo e fortalecer a imunidade.                   

A arte da perfumaria se relaciona com o nosso olfato no que diz respeito à percepção e talento; uma análise mental e emocional, contudo, exige uma capacidade de conhecimento e de percepção no que diz respeito à personalidade  de cada óleo essencial e, também, das condições emocionais de quem necessita. A combinação clínica está diretamente relacionada ao nosso conhecimento sobre os óleos e os sintomas clínicos comuns.

De acordo com as suas composições químicas, todos os óleos essenciais têm poder de ação tanto a nível emocional, mental como fisiológico. É importante que ao se elaborar 1 sinergia para 1 determinado objetivo, os aromas sejam do agrado de quem for usar.  

A aromasearte traz algumas dicas de sinergias:
  • Óleo de massagem imuno-estimulante:
    Lavanda-4 gotas
    Limão- 2 gotas
    Tea-Tree - 6 gotas 
    12 gotas de óleo essencial para 30 ml de óleo vegetal de abacate (pele seca ou sensível) ou qualquer outro óleo carreador. 

  • Óleo essencial de Ylang-Ylang e Lavanda:  indicados para hipertensão. 
           5 gotas de óleo essencial de lavanda 
           3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
           Óleo carreador 30 ml, podendo ser adicionadas aos cremes neutros para           
           massagens ou banhos. Aplicar nas têmporas.


                                                      Espalhem o aroma pelo ar...                               
                                                                                                                  Bjos, MLucia




Nenhum comentário:

Postar um comentário