domingo, 22 de abril de 2012



      Cuidados essenciais nos preparos  
                      aromaterápicos   

  Aromaterapia é um tratamento natural e holístico que  utiliza os óleos essenciais, dos vegetais, como meio terapêutico para os mais variados desequilíbrios físicos, emocionais, mentais e energéticos.  
  • Óleos essenciais são substâncias extraídas de diversas partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas) e são responsáveis pelos seus aromas.
  • Os óleos essenciais, por serem muitos concentrados, não podem ser usados puros e sim misturados aos chamados carreadores que podem ser os óleos vegetais, água, creme neutro, loção cremosa neutra (sem óleo mineral), álcool, gel neutro, sais de banho, shampoo e condicionador, esfoliantes, produtos naturais como mel, yogurte, açúcar e outros.
  •  Os óleos essenciais são utilizados na forma de preparos naturais como óleos, loções corporais, sprays, tinturas, águas aromáticas, pomadas, ungüentos e elixires. Podem ser utilizados em massagens, fricções, compressas, banhos, banhos de assento, escalda-pés, inalação, gargarejos ou em preparos cosméticos.

   Entre os óleos vegetais (carreadores) citamos:
1. Óleo de abacate: todo o tipo de pele, principalmente as secas e sensíveis.
Propriedades: emoliente, regenerativo, rico em sais minerais, vitamina A e C, ácido oléico e linoleico; possui agente anti-inflamatório.

2. Óleo de amêndoas doces: todo o tipo de pele, principalmente, as secas e sensíveis.
Propriedades: emoliente, hidratante, rico em proteínas, vitaminas A,B e ácido oléico.

3. Óleo germe de trigo: indicada para peles maduras ou sensíveis; combate o envelhecimento precoce.
Propriedades: antioxidante, hidratante, boa fonte de vitaminas E, A e B.

  4. Óleo de semente de uva: é um dos melhores óleos. Devido ao seu alto grau de leveza, pode ser usado para todos os tipos de pele, em especial as oleosas e mistas.
         Propriedades: antioxidante, tonificante, purificante, regenerativo, rico em        
  vitaminas C, E e flavanóides.

  5. Óleo de rosa mosqueta: indicado especialmente para as massagens faciais, e  em todos os tipos de pele.
 Propriedades: hidratante, regenerativo, rico em vitaminas A,C e ácido     gama-linoleico.

 6-Óleo de oliva (extravirgem): para todos os tipos de pele, em especial as secas e sensíveis.
Propriedades: antioxidante, hidratante, rico em polifenóis e fonte de vitaminas E e A.

Os óleos essenciais, conforme foi citado nos posts anteriores, possuem muitas propriedades terapêuticas, entre elas: analgésica, bactericida,digestiva, descongestionante, antiespasmódica, diurética, relaxante, antisséptica, sedativa, antidepressiva, imunoestimulante, cicatrizante, estimulante, desintoxicante e outras. 

Mas...

Preste atenção:os óleos essenciais têm contra-indicações e vários cuidados importantes, veja algumas dicas: 

Os óleos essenciais embora naturais e indicados como auxiliares no  reequilíbrio da saúde física, emocional, mental e espiritual, eles devem ser usados com cautela, pois existem vários óleos essenciais que podem ser prejudiciais para você e sua família.

Abaixo segue uma lista de orientações de segurança para você com relação aos óleos essenciais utilizados na aromaterapia:

       Crianças, idosos e gestantes: 

Como as crianças e idosos são mais sensíveis do que os adultos, a concentração de óleos essenciais em uma mistura deve ser, pelo menos, 3 vezes menor do que a utilizada em adultos.  

Os óleos essenciais não devem ser usados em bebês até os 3 meses, gestantes no primeiro trimestre e mulheres que estão amamentando. Também não devem ser usados em idosos com problemas de deficiência em órgãos como fígado, rins e patologias como câncer  e diabetes. Consulte seu médico antes de   usá-los. 

  Óleos que devem ser evitados durante a gravidez: tuia, canela, erva-doce, hortelã, cipreste, cravo, cedro, noz-moscada,tomilho, poejo, verbena, salsa, aniz estrelado e zimbro. Evitar o uso de óleos com propriedades emenagogas (induzem o fluxo menstrual): alecrim, hissopo, junípero, manjericão, manjerona, mirra, sálvia esclaréia.  As doses para mulheres grávidas devem ser a metade das máximas recomendadas.  

Obs: Embora os óleos de lavanda, camomila e rosa sejam emenagogos, eles poderão ser utilizados em quantidade bem reduzida, ou seja, 0,5% para rosa e camomila e até  1% para lavanda  e  somente após o terceiro mês de gestação.

"Óleos de Lavanda, Tangerina, Camomila Romana e Tea Tree são os mais indicados para as crianças, afirma a psicóloga Sandra Spiri, presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia (Abraroma). Ela, porém, sugere que alguns procedimentos básicos, como usar uma gota na hora do banho, não oferecem risco. A Tangerina vai deixar a criança mais alegre, solta e feliz, enquanto a Lavanda serve para acalmar a agitação, exemplifica".

Consulte o médico ou aromaterapeuta experiente nos casos de epilepsia, doenças respiratórias graves e problemas cardíacos. 

Óleos essenciais proibidos:
Para Crianças: manjericão, alecrim, canela, cedro, cipreste, eucalipto, menta, sálvia.

Para epiléticos: erva-doce, hissopo, alecrim, cedro e sálvia.

Para alérgicos: tomilho, alecrim, basilicão, verbena, cravo, menta, hortelã pimenta, melaleuca,canela e O.E. cítricos.
·  
O.E. proibidos para exposição solar: todos os O.E. cítricos e verbena. 

Alguns óleos são incompatíveis com certos medicamentos homeopáticos, principalmente aqueles que contém cânfora e mentol em suas composições:  menta, cânfora e alecrim. Consulte seu médico antes de usá-los. 

 No caso de hipertensão evite os óleos que contenham cânfora (alecrim QT1, cânfora, lavanda spike), hissopo, sálvia e tomilho.

No caso de hipotensão evite os óleos de alho, cebola, lavanda, capim limão, verbena, melissa.

Em caso de distúrbios do fígado: Evite os óleos de canela, arruda, cravo, poejo,  sassafrás, sabina e óleos ricos em furanocumarinas. 

Distúrbios renais: Evite os óleos de salsa, cânfora (alecrim), mentol (hortelã) e cineol (eucalipto).

Não usar um óleo essencial por mais de 3 semanas, se houver necessidade, interrompa por 1 semana e depois retome o tratamento.

É importante realizar o teste de sensibilidade na dobra interna do braço, com o óleo essencial diluído, e após 24 horas fazer a leitura do teste.  

Cuidados especiais no manuseio:

Mantenha os frascos em locais frescos, dentro de vidros escuros e bem tampados.
Mantenha os frascos longe do alcance de crianças e animais.
Mantenha os óleos longe dos olhos e não os esfregue após manipular O.Es.
Caso ocorra algum acidente, passe óleo vegetal e, se necessário, procure ajuda médica.
 Os óleos de lavanda e tea tree podem ser aplicados puros na pele , mas somente em  casos de picada de insetos, pequenos ferimentos ou cortes.
Os óleos essenciais são solventes e inflamáveis, portanto mantenham longe do fogo, plástico e madeira. 

 Não tente tratar com óleos essenciais problemas de saúde que normalmente requerem cuidados médicos !










  
Espero que você aproveite ao  máximo as informações aqui colocadas...

                                                                                                         
                                                                                                               Até a próxima, Bjos
                                                                                                                            MLúcia
  

















Nenhum comentário:

Postar um comentário