segunda-feira, 9 de abril de 2012





Para um Mundo mais Perfumado, Feliz e Saudável  Parte ll

 O Aroma que fascina...

 Aromaterapia e óleos essenciais 

Os vegetais da mesma família tendem a produzir os seus óleos essenciais nas mesmas partes da planta. Como exemplo, os vegetais da família Rutaceae (plantas cítricas) produzem os seus óleos essenciais nas flores, frutos e nas folhas e, cada parte da planta apresenta características químicas e terapêuticas diferentes.

É importante que saibamos não só o nome popular, mas sim o seu nome científico, a família à qual pertence, parentes, local de origem, características do vegetal, método de extração e partes da planta utilizadas na obtenção do óleo essencial. O conhecimento destes dados nos orientará na escolha dos óleos e nos ajudará a entender como eles funcionam.

Para você entender esta parte da história vou dar como exemplo uma autobiografia do óleo essencial de Alecrim, realizado como tarefa no curso de aromaterapia da ABRAROMA, cuja coordenadora é Sandra Spiri (excelente curso ! ).

  AUTOBIOGRAFIA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM
  (Rosmarinus officinalis)
Pertenço a uma família importante, chamada, “A família curandeira”, que é a família das Lamiaceae (Labiatae). Na minha família todos os parentes (gêneros) possuem algum poder curativo, e isso é um fenômeno que só acontece com a minha família -  Lamiaceae !!
Meus nomes populares: rosemary (inglês), romero (espanhol), alecrim- rosmarino, libanotis, alecrim-de-jardim, erva da recordação, erva-da-graça, erva-da- alegria, erva-mágica...

Entre as espécies importantes da minha família, cito: Lavanda Officinalis, Mentha Arvensis (hortelã doce), Mentha Piperita (hortelã pimenta), Sálvia Sclarea (esclaréia), Patchouli
(Pogostemum), Manjericão (Origanum), Manjerona (Majorana), Basilicão (Basilicum), Tomilho (Thymus) e erva-cidreira (Melissa) e outros...

Nós, da família Lamiaceae somos chamadas de "Plantas do calor", porque temos preferência pelo Mediterrâneo e evitamos regiões frias. Gostamos e nos adaptamos a lugares e climas novos, sendo por isso as que mais desenvolvem quimiotipos  e apresentam a capacidade de serem imunoestimulantes e também a capacidade de aquecer e estimular o metabolismo. As Lamiaceaes compreendem aproximadamente 258 gêneros e 3.200 espécies. No Brasil existem cerca de 23 gêneros e 232 espécies nativas.

Meu sobrenome  ( gênero) - Rosmarinus possui  23  espécies, sendo que sou a  mais importante e, por isso, usada  em Aromaterapia, que é  a Rosmarinus officinalis. 
Sou uma planta de porte semi-arbustiva, semi-lenhoso, retorcido, bastante ramificado, de até 2 metros de altura. Produzo flores azuis, brancas ou rosadas e agrupadas em pequenos cachos.  Tenho folhas em forma de agulhas e, além de apresentar-me em  mais de 10 variedades, consigo  exalar aromas diferentes, fortes e agradáveis.

Cresço de forma nativa e espontânea nos países ao redor do mar Mediterrâneo, ( local de solos pedregosos e arenosos), sou encontrado no sul  da Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal, nas ilhas Canárias, Açores e Madeira. Também sou encontrado no norte da África, sendo mais comum no norte do Líbano, Egito e regiões da Turquia, enfim, hoje sou encontrado em, praticamente, todo o mundo. 

Método de extração:
Destilado a vapor d’água de folhas e flores


                                                   Curta a história do Alecrim, lendo a parte lll...

                                                                                        Bjos, MLucia
 

2 comentários:

  1. Maria Lucia, adorei encontrar teus post. Administro um grupo no Facebook de Massoterapia e gostaria muito de publicar alguns post teus em ele. Colocando teus créditos, claro.

    ResponderExcluir