Bom Dia !!
Entra ! Deixa-se envolver com o texto e com os Óleos Essenciais...
Ritmos Cerebrais e sua importância
Hans Berger (1929), psiquiatra austríaco, descobriu que o cérebro emite ondas elétricas, conhecidas como pulsos eletromagnéticos. Os ritmos cerebrais são medidos em ciclos por segundo (Hertz).
Ritmos Cerebrais são o meio de comunicação entre nosso cérebro, mente e corpo, e são divididas em 4 níveis:Beta, Alfa, Teta e Delta. A qualidade vibratória dessas ondas afeta diretamente a qualidade de vida e a saúde de cada um de nós.
A pessoa quando sob estresse ou enfraquecida por doença, o seu cérebro assume um compasso muito diverso daquele que ocorre em quem está tranquilo. O cérebro humano apresenta 4 níveis de consciência e cada 1 com suas diferentes frequências.
O nível Beta: apresenta a frequência mais alta entre os 4 níveis, em torno de 13 -30 Hz, e é o nível considerado normal na maioria dos adultos nas atividades diárias. O cérebro funciona 80% do tempo em Beta.Quando em estado de estresse, o nível se aproxima do limite máximo de sua escala. Neste nível, a pessoa embora tenha o controle dos 5 sentidos, ela fica limitada na relação com o tempo e espaço do aqui e agora.
O nível alfa: frequência de 8 -12.9 ciclos por segundo (Hz) e só é alcançado quando os adultos estão em relaxamento, concentração, imaginação ou criatividade. Ao acordarmos pela manhã, encontramo-nos automaticamente nesse nível, e é nele que os sonhos geralmente ocorrem. Nesse nível, somos capazes de ver, tocar, ouvir, cheirar e sentir o interior de nossa mente. Ainda nesse nível, o tempo e o espaço desaparecem, e a nossa maneira de ser torna-se extremamente criativa. Ao longo do dia, oscilamos entre os níveis Beta e Alfa.
Todas as crianças com cerca de 7 anos de idade encontram-se, na maior parte do tempo, no nível Alfa; após os 12 ou 14 anos de idade passam a ficar no nível Beta.
Por viverem no nível Alfa, essas crianças são mais receptivas às influências que circulam em torno delas. Os pais deveriam então prestar muita atenção na forma de agir com os seus filhos e naquilo que falam na sua frente, pois toda e qualquer situação é uma realidade para as crianças.
O nível Teta: frequência de 4 – 7.9 ciclos por segundo ( Hz). É alcançado no sono profundo, nos períodos iniciais do seu ciclo. Entretanto, as crianças alcançam ocasionalmente esse nível cerebral, sobretudo nos seus primeiros anos de vida. Nos adultos esse nível é alcançado quando se pratica a ioga, o pensamento positivo, a meditação e por meio do estado hipnótico. Neste nível há uma insensibilidade a dor, e a pessoa fica mais sensível a se lembrar do passado.
O nível Delta: frequência de apenas 2 – 3.9 Hz. Os bebês, ainda na fase uterina, encontram-se nesse nível de consciência e nos primeiros dias depois do parto eles passam a oscilar entre os 4 ritmos cerebrais. Nas primeiras semanas de vida, eles permanecem, a maior parte do tempo, no Nível Delta, embora deslocando-se gradualmente para o Nível Teta. O nível Delta ocorre nos adultos, nos estados profundos do sono (geralmente quando sedados), coma e catalepsia.
No próximo post veremos o Efeito dos Aromas sobre os Ritmos Cerebrais...
Fontes:
http://www.infoescola.com/neurologia/ritmo-cerebral/
Price, Shirley –Aromaterapia e as Emoções; Ed.Bertrand Brasil – Rio de Janeiro
Até o próximo !!
Beijos, MLucia
Price, Shirley –Aromaterapia e as Emoções; Ed.Bertrand Brasil – Rio de Janeiro
Até o próximo !!
Beijos, MLucia
buenas... estava pensando, existe algum lugar no cérebro onde ficam guardados "os arquivos" dos aromas da vida? as vezes tem um aroma que nos persegue, ou que, simplismente, sentimos e nos remete à algum lugar, não é? muito bom compartilhar.
ResponderExcluirOrtous
Olá,
ResponderExcluirAchei muito interessante este Blog,deveria ser melhor divulgado, propiciando deste modo, maior aprendizagem da comunidade..
Abços, Cíntia
Cíntia,
ExcluirObrigado pelo comentário;o objetivo desse Blog é informar e orientar as pessoas para que,ao fazerem uso dos Óleos Essenciais possam se beneficiar dos mesmos e obter Paz na Mente e Felicidades na Vida...
Abraços, MLucia