terça-feira, 17 de julho de 2012

A Mente interfere na Saúde? -VII


Bom dia !!
Vamos ao  post de hoje?
Dando continuidade ao tema "Óleos Essenciais e as Emoções", vamos abordar:

Os Estados da Mente que Interferem na Saúde 

Shirley Price- 2010, refere que quando 1 pessoa sofre de estresse ou de emoções destrutivas, como dor, angústia, tristeza ou outras emoções, o sistema imunológico perde a capacidade de destruir a bactéria causadora de 1 possível infecção, e tem, como conseqüência, a doença. A seriedade de qualquer doença dependerá do tempo pelo qual um estado emocional ou mental faz parte da vida de quem adquiriu a doença e também da intensidade dessas manifestações.

A medicina psicossomática (mente /corpo) coloca como prioridade a mente e depois acresce o corpo. Segundo ela, tudo aquilo em que acreditamos torna-se a biologia do nosso corpo; eis por que a mente do sofredor acaba criando o seu próprio cenário de infelicidade e dor. Enfim, os nossos pensamentos e as nossas emoções são os elementos que definem a determinação das células de nosso corpo para tomar a via da saúde ou da doença. Deste modo, as emoções positivas são capacitadas a produzir um efeito benéfico, enquanto as negativas produzem efeitos patológicos (que mantém uma relação estreita com a doença, quando não são a sua causa).

 A mesma autora, coloca que a psiconeuroimunologia é uma ciência que nos faz entender que de alguma forma "nós somos aquilo que pensamos", portanto, o nosso sistema imunológico encontra-se sob a influência das nossas experiências mentais e emocionais, das quais nós mesmos somos o comando. O nosso corpo acaba copiando de maneira obediente todos os desejos comandados pelos nossos processos mentais. Igualmente, as emoções destrutivas acabam fatalmente se expressando de maneira negativa no corpo, pois a raiva, o ódio, o ciúme, a culpa, a falta de amor-próprio,o medo e o pesar também interferem no sistema imunológico, predispondo-o a falência.

Curiosidade?!

Aquele que sempre se  veste de preto, sem o cuidado de acrescentar qualquer acessório colorido, geralmente leva uma vida pessimista, e tende a expressar pensamentos  negativos e destrutivos.
Por outro lado, os pensamentos positivos e uso de cores alegres, exercem um controle positivo sobre o comportamento das células corporais, resultando disso um estímulo (mesmo quando não se está saudável) tanto para a saúde como para o bem-estar em geral.





Este é 1 texto interessante, que nos leva a refletir e avaliar as nossas emoções ...E como é difícil lidar com as emoções !!

Quem não quer viver bem !? Os óleos essenciais podem ajudar nesta caminhada...

                                            Beijos, MLucia


Nenhum comentário:

Postar um comentário