quinta-feira, 28 de junho de 2012

Óleos Essenciais e as Emoções ...I



Mente, Espírito e Emoção

Na  Aromaterapia, o valor da saúde da mente  e do espírito são semelhantes a saúde do corpo físico pois, no conceito de aromaterapia  temos como sendo o emprego de óleos essenciais, de plantas naturais, visando o auxílio e a melhoria da saúde do indivíduo como um todo, isto é, nos aspectos físico, mental e espiritual. Portanto, a mente e o espírito por estarem interligados ao corpo físico, podem interferir positivamente, auxiliando no equilíbrio (bem-estar do conjunto) ou negativamente levando ao desequilíbrio (doença). A mente e o espírito podem afetar o corpo físico através das emoções, tanto para a saúde como para a doença. Os  óleos essenciais podem  ser benéficos para trabalhar no alivio das emoções prejudiciais à saúde.

Para melhor compreensão vamos definir o que é Mente, Espírito e Emoção.

Mente: está associada aos processos de percepção, pensamento, recordação e comportamento inteligente. (Chaplin, 1981).
Onde a opinião é formada antes de sua expressão verbal; modo de pensar e sentir. (Price, 2010,- Dicionário Collins,1981).

O Espírito: A parte imaterial do ser humano; alma. (Dicionário Aurélio).
O princípio do pensamento; emoção atuante, disposição, moldura da mente. ( Price ,2010 – dicionário Chambers,1991).

Emoção: segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda significa: ato de mover (levam a ação); perturbação ou variação do espírito advinda de situações diversas, e que se manifesta como alegria, tristeza, raiva, etc. Reação intensa e breve do organismo a um lance inesperado, a qual se acompanha de um estado afetivo de conotação penosa ou agradável; estado de ânimo despertado por sentimento estético, religioso,etc.
A emoção é uma reação tanto  psíquica como física (exemplo a raiva e o medo), onde ambas, além de serem  sentimentos  muito fortes, promovem reações que preparam o corpo para uma ação rápida.

Slirley Price, no livro Aromaterapia e as emoções, coloca algumas similaridades entre as definições dos termos acima, quais sejam:

-A “Mente” começa e termina com pensamento e sentimento;
-O “espírito” é outro que começa com pensamento e sentimento; e
-A “emoção” também  inclui o termo sentimento.

 A autora coloca que os 3, na verdade, são quase que uma coisa só, já que a mente é o lugar onde mora o espírito; e refere que esta casa ( a mente) possui vários cômodos:
-1 para as memórias e recordações ( como 1 biblioteca) e também para as emoções e fatos previamente vivenciados, isto é, a nossa mente subconsciente;
-1 para a formação de opiniões, onde podemos nos valer dos nossos pensamentos antes de expressá-los; infelizmente, raramente vamos a esse cômodo quando reagimos diante de alguém que nos despertou raiva;
-1 para onde nos deslocamos quando queremos encontrar a nossa sanidade e onde cada indivíduo pondera consigo próprio;
-1 para onde o nosso espírito se dirige quando tem que decidir sobre a disposição e o temperamento que devem ser assumidos, ou sobre qualquer outro pensamento ou emoção a respeito de algo sobre o qual ele ainda não tem certeza;
-e, por fim, 1 cômodo absolutamente secreto, que é um lugar onde a nossa mente inconsciente abarca a totalidade da qual precisa para ser ela mesma.

Para sabermos a força do impacto que os óleos essenciais ocasionam nessa casa e em todos os seus cômodos, devemos primeiramente ter conhecimento dos meios através dos quais esses óleos chegam ao cérebro, local onde está situada essa casa. 

Como as emoções nos afetam

As emoções afetam a vida dos indivíduos das mais diversas maneiras, e tudo vai depender do tipo de pessoa que você é, de sua personalidade e do quanto é ativa a sua consciência. Existem, portanto, muitos aspectos a serem considerados quando se tem como objetivo o entendimento das emoções, o que acaba complicando bastante a situação !
As emoções influenciam a percepção, o aprendizado, a memória e o conjunto das ações criativas e altruísticas dos seres humanos. (Enciclopédia Britânica, 1996).

                   Vamos continuar aprendendo como "melhorar a vida?"...
                                                                                           Bjos, MLucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário