quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Propriedade Descongestionante dos Óleos Essenciais -XXII



Bom dia!! Bom dia... 

Antes de entrarmos no assunto de hoje, gostaria de compartilhar com vocês a minha felicidade!! 
Vou ser Vovó pela primeira vez... E o nome da netinha é MARINA!
Hoje ela completa 4 meses de vida intrauterina; tem felicidade maior do que esta?! Tenham mais informações pelo blog http://ideiasdivinalucia.blogspot.com.br/  

Mas falando em felicidade vamos ao nosso assunto de hoje que é propriedade descongestionante dos óleos essenciais. Dentre todas as propriedades dos óleos essenciais acredito que esta é 1 das mais importantes, tanto pelos benefícios físicos como 
psicoemocionais, e veremos por que.

 Shirley Price (2010) menciona que existem óleos essenciais que abrandam o congestionamento dos diferentes sistemas do corpo, e por isso mesmo são importantes para o alívio da congestão do sistema reprodutor e da dismenorreia (menstruação dolorosa). No sistema circulatório, alguns desses óleos desobstruem a circulação venosa, promovendo o retorno do sangue ao coração, e por consequência desobstruindo as varizes e outros problemas causados pela congestão sanguínea, como, por exemplo, as equimoses. Alguns óleos essenciais possuem propriedades descongestionantes que aliviam as dores de cabeça e as enxaquecas, ao passo que outros suavizam a congestão decorrente da má digestão, e outros atenuam a congestão catarral, como a asma e os problemas respiratórios. 

Os sintomas da congestão também ocorrem em distintas emoções, sobretudo naquelas situações em que a mente fica “abarrotada” de pensamentos, impedindo a clareza da visão nas decisões a serem tomadas. Isso comumente ocorre nos casos de culpa e de sofrimento, ou em situações muito confusas. Para essas ocasiões de incerteza e indecisão, os óleos descongestionantes podem ser de muita valia. 

Óleos Essenciais Descongestionantes
Cajepute
Camomila (alemã)
Sálvia esclaréia
Gerânio
Patchoulli
Hortelã-pimenta
Pinho
Alecrim
Sândalo

 
Fontes: 
Imagem retirada do site Pinterest 
Naiff, Nei - Curso Completo de Terapia Holística & Complementar. Ed. Nova Era R.J.
Price, Shirley-Aromaterapia e as Emoções; Ed. Bertrand Brasil –Rio de Janeiro 

Dica de sinergia 
Óleos Essenciais Descongestionantes relacionados à área Psicoemocional: 

Óleo Essencial de Gerânio: 
Plano Psicoemocional: combate medos, insegurança; desenvolve a disposição, a coragem, a autoconfiança e o desejo de enfrentar a vida.
Plano espiritual: promove a elevação espiritual originando a satisfação de viver e restaura a capacidade criativa de soluções no plano material. 

Sinergia sugerida: gerânio +rosa + lavanda 

Possíveis substitutos:
Ylang Ylang, laranja azeda 

Atenção: não deve ser usado na gravidez. 

Gostou do post? Compartilhe!!!

Bjos, MLucia









 
 

Um comentário:

  1. Possíveis substitutos:
    Ylang Ylang, laranja azeda

    seriam os substitutos do geranio?

    ResponderExcluir