quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Propriedade Cardiotônica dos Óleos Essenciais- XX


Vamos a mais 1 post? Desta vez falaremos sobre a propriedade cardiotônica dos óleos essenciais. 

Os óleos essenciais que possuem uma ação geral tônica promovem o efeito de acelerar o batimento cardíaco e atenuar as palpitações, isto é, a rápida e forte contração do coração  (Woolfson e Hewitt, 1992). 

Shirley Price (2010), refere em seu livro que existem distintas emoções para as quais o óleo tônico do coração pode ser benéfico - como fortificante. No sofrimento, geralmente ocorre um desânimo, e para isso tanto podem ser usados os óleos essenciais que agem sobre o sistema nervoso, como também aqueles que são capazes de animar e aliviar o coração sofredor, para que possa seguir em frente. Em toda e qualquer experiência do medo, principalmente o terror, o coração torna-se desprovido de estímulo, e para essa situação os óleos cardiotônicos são ótimos. A culpa, por exemplo, deixa o coração “apertado”, e para o seu alívio o mais indicado é um óleo com ação cardiotônica. Porém, se a culpa e o medo estiverem unidos com o sofrimento, aconselho usar um óleo cardiotônico que não seja tônico do sistema nervoso, pois desta forma a chance de êxito será maior (anis, erva-doce e sândalo). 

Óleos Essenciais Cardiotônicos:


  • Anis

  • Manjericão

  • Erva-doce

  • Lavanda

  • Alecrim

  • Sândalo

  • Tomilho (doce)



Vamos falar um pouquinho sobre o medo 

O medo é 1 emoção, geralmente, necessária, pois apesar de ter sido originalmente benéfica para a autopreservação do homem, vemos que ela ainda persiste como sentimento básico. O medo depende da circunstância e da personalidade de cada um. Muitas vezes o medo pode ser 1 sentimento doloroso e talvez até danosa, dependendo da intensidade e da duração. Outras vezes, o medo pode constituir 1 sofrimento menor porque se associa com algumas outras emoções dominantes, como, a raiva, a culpa e falta de segurança. 

Necessitamos ter consciência que o medo faz parte de nossa natureza, e só assim poderemos trabalhá-lo de um modo que não afete a nossa saúde. A indicação do uso de óleos essenciais antes e durante uma situação de medo nos ajuda no abrandamento do mesmo.

Efeito dos Óleos Essenciais no Medo: 

Óleo Essencial de Manjericão: atenua o aceleramento dos batimentos cardíacos originados pelo pavor e temor, e por isso é indicado o seu uso antes de eventos estressantes como exames, apresentações, etc. Como estimulante mental (libera a mente das situações de terror e ajuda a restaurar a serenidade). Ação purificadora (pode dissipar as dúvidas e indecisões que surgem em determinadas emoções).  Ação antiespasmódica (auxilia no relaxamento de todo o corpo, sobretudo quando o medo é intenso). Como analgésico ( ajuda a suavizar todo tipo de dor relacionada com o medo). Como estimulante digestivo (atua revigorando-o nas ocasiões em que o medo o afeta de maneira  adversa). Combate à náusea (suaviza a sensação de “mal-estar” recorrente na emoção do medo). 

Sândalo: adstringente (diarreia), cardiotônico, relaxante do sistema nervoso, sedativo e tônico geral. 

Lavanda: esse óleo é calmante e sedativo, cardiotônico, neurotônico, antiespasmódico e analgésico. 

Gostou do post? Compartilhe!!!

Bjos,  Mlucia
 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário