quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Propriedades Relaxante e Sedativa dos Óleos Essenciais -XXVII



Boa tarde!!

É imprescindível confiar no nosso olfato para ter a percepção de que muitas coisas boas fazem parte da nossa história e, portanto, estão no nosso íntimo, num lugar onde estas lembranças não precisam de motivos para ser evocadas...  

Vamos a mais propriedades dos óleos essenciais 

Shirley Price (2010) cita que os óleos essenciais com tais propriedades são uma graça para todos os casos de ansiedade e estresse, e, portanto para os seus respectivos sintomas: insônia, agitação, dores de cabeça, pesadelos, abalo nervoso e irritabilidade. Quando a ansiedade e o estresse estiverem camuflados por trás da moléstia manifesta, a seleção final dos óleos essenciais deverá ser para aqueles que possuem uma ação relaxante ou sedativa.

A raiva, e todas as formas das quais ela se acomete, é a experimento emocional que mais necessita deste tipo de óleo. Mas o medo também precisa dos óleos calmantes, principalmente quando o estresse já está dominando a situação; entretanto, nos casos de terror e pânico, os óleos verdadeiramente eficientes serão os calmantes mais fortes, ou seja, aqueles que são simultaneamente sedativos. Quando no processo de sofrimento, tudo parece ser “excessivo”, os melhores óleos essenciais para isso são precisamente os calmantes, e o seu valor também é imensurável quando nesse mesma situação a raiva e o medo são predominantes. 

Toda pessoa que tem o costume de sonhar acordada, ou que vive permanentemente com a “cabeça nas nuvens”, necessita de modo especial de óleos essenciais sedativos, pois eles serão mais eficazes para trazê-la de volta à terra ou para “aterrá-la”.

Pesquisas confirmam que, além da meditação, prece e yoga, os óleos essenciais sedativos e relaxantes- como o de camomila romana, laranja, bergamota, lavanda e melissa - podem ser usados para induzir o cérebro a entrar no Nível Alfa. Nesse nível ou ritmo, ficamos com a mente totalmente aberta e daí entramos em completo estado de relaxamento; nele também há a redução de nossa atividade mental, e com isso os pensamentos positivos acabam sendo assimilados com mais facilidades, assim como é criado 1 campo muito mais propício para mais imagens e visualizações. No Nível Alfa, capacitamo-nos a obter a saúde física e mental, o bem-estar em geral e ainda os objetivos que traçamos para a nossa vida, além de adquirirmos 1 impressão mais positiva sobre a saúde e o bem-estar das outras pessoas.
 
Óleos Essenciais Relaxantes, Sedativos

Anis
Manjericão
Bergamota
Alcaravia
Camomila (romana)
Cipreste
Gerânio
Zimbro
Lavanda
Limão
Tangerina
Melissa
Neroli
Laranja (ácida)
Citrus aurantium
Sândalo
Ylang ylang


Hoare, Joanna (2010) acrescenta como O.E. com propriedades sedativas os óleos essenciais de mandarina vermelha, manjerona, vetiver, raiz de valeriana.

Keller, Erich (2000) cita os óleos essenciais de jasmim, rosa, cânfora, manjerona e cedro como relaxantes além dos óleos essenciais citados por Shirley Price. 

Alguns autores citam a sálvia esclaréia e capim-limão como calmantes e sedativos. 

Os óleos essenciais com propriedades relaxantes, calmantes e sedativas são muito benéficos no tratamento da insônia. É importante lembrar, que cada um, tem importante efeito sobre a mente e as emoções, abrandando e equilibrando a ansiedade e o estresse. 

Dicas de sinergias: 

Para estados nervosos: 
4 gerânio, 3 néroli 

Para relaxamento e bom sono:
4 camomila, 2 lavanda; ou 4 néroli, 2 camomila; ou 3 lavanda, 3 sálvia esclaréia; ou 4 lavanda, 2 manjericão ou bergamota 

Gostou do post? Compartilhe!!

Um grande abraço e muita luz, 

MLucia