quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Propriedades Imunoestimulante e Litolítica dos Óleos Essenciais - XV



Olá, puxe a cadeira, senta e vamos passear pelo texto...! 

A aromaterapeuta Shirley Price, (2010), citou em seu livro que o motivo básico do esgotamento do sistema imunológico é quase sempre um alto grau de estresse ou uma depressão profunda. Mas, se esse sistema não estiver funcionando muito bem, os óleos essenciais inumoestimulantes serão capazes de ativá-lo. E apresentarão um valor maior quando a depressão somar-se a uma doença crônica, como a síndrome da fadiga pós-viral (ME), o câncer e o HIV. 

O sofrimento talvez seja a emoção que mais precise dos óleos essenciais imunoestimulantes, até porque a depressão costuma unir-se a ela e, à medida que outras emoções também se adicionarem, se não houver alguma intervenção, a resistência do corpo terá a tendência de diminuir, de maneira a afetar a saúde física tanto quanto a emocional. Apenas o indivíduo atento a si mesmo consegue manifestar sua culpa, quando ela é realmente importante ou já persiste o bastante para intervir na sua resistência e ocasionar doenças. Mas, seja como for, se alguém sofre de constantes resfriados e dores de cabeça, a autora aconselha a utilização de um óleo que possa fortalecer o sistema imunológico.  

Óleos Essenciais Imunoestimulantes

Cravo-da-índia
Olíbano
Limão
Niaouli
Chá-preto
Tomilho
Patchouli

  
Propriedade Litolítica dos Óleos Essenciais   

Price, Shirley (2010), refere que esse termo expressa a qualidade de eliminar as pedras dos rins e da vesícula, e diversos óleos essenciais possuem a habilidade de realizar tal tarefa.

Embora não se possa afirmar que o perdão constitui uma emoção, o fato é que ele estabelece uma liberação das emoções, como, por exemplo, a da raiva. Portanto, apesar de ser sempre difícil perdoar a quem nos machucou, se nos recusarmos a isso talvez venhamos a ser “duros” em nosso íntimo. Os óleos litolíticos possuem então a capacidade de amolecer uma alma que não perdoa, ou mesmo aquela outra que vive cultivando o ciúme (que também é uma emoção “dura”), de maneira a tornar a vida da pessoa mais prazerosa e agradável. E isso porque o perdão sempre ocasiona o prazer. 

Óleos Essenciais Litolíticos
 
Erva-doce
Zimbro
Limão
Niaouli
Pinho
Alecrim





Fontes:

Naiff, Nei - Curso Completo de Terapia Holística & Complementar. Ed. Nova Era, R.J.
Price, Shirley – Aromaterapia e as Emoções; Ed.Bertrand Brasil –Rio de Janeiro
Price, Shirley – Guia Prático de Aromaterapia; Ed. Siciliano -1993. S.Paulo, Brasil 

 Beijos, MLucia