sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tipos de Emoções- II

Óleos Essenciais e as Emoções 

Bom dia!!
Vamos ao post de hoje ??
Entra! Vamos passear pelo texto da escritora Shirley Price ...
Shirley Price, no seu livro- Aromaterapia e as Emoções, agrupa as emoções e as descreve como segue:

Emoções Primárias e Secundárias

O sofrimento, o medo, a raiva, a culpa e a inveja são emoções geralmente consideradas como primárias. Ao passo que nas emoções secundárias estão incluídas a apatia, a melancolia, a confusão, a timidez, a inferioridade, etc. Certas emoções primárias como a de paz, alegria, amor e outras mais são normalmente mais bem acolhidas; no entanto, justamente porque são prazerosas, nem sempre constam dos livros que ensinam a lidar com os sentimentos. Além disso, mesmo levando-se em conta o fato de que essas emoções são de prazer, nem por isso deixam de ser prejudiciais quando excessivas; assim, o amor pode se transformar em obsessão, e a alegria em excesso tem tudo para se tornar destrutiva. Por isso, mesmo o equilíbrio entre as boas e as más emoções é sempre algo bastante delicado a ser tratado.

Emoções Tensas e Descontraídas

As emoções prazerosas são sempre descontraídas, uma vez que são secundárias na sua grande maioria, embora isso dependa da profundidade e intensidade do sentimento. Se aqui tomarmos a timidez como exemplo, veremos que ela não parece incomodar a quem é tímido, e alguns podem até achar que não o são; portanto, essa atribuição é quase sempre constituída pela opinião de quem observa. Mas o fato é que a timidez pode afetar com tal intensidade uma pessoa a ponto de ela nunca aceitar convites para festas ou para encontros e de não se sair bem em nenhuma entrevista profissional. Em suma, a timidez pode mesmo causar intensos desgastes emocionais.

Emoções  produtivas e Destrutivas

Produtivo e destrutivo são denominações geralmente usadas quando se fala a respeito de emoções (Price, 2010).Além de serem extremamente amigáveis, as emoções produtivas são aquelas que geram sentimentos positivos em determinadas situações, tanto em nós como nos outros, ao passo que as emoções destrutivas são aquelas que provocam um efeito negativo, que tanto pode nos destruir (emocionalmente e às vezes fisicamente), como devastar a quem estiver envolvido emocionalmente conosco.    

Embora nenhuma das emoções que fazem parte do grupo destrutivo, possam ser positiva (da maneira como são o amor, a alegria e a felicidade), nem todas são negativas. Pois o pesar, o medo e algumas formas de culpa e de raiva podem ser indesejáveis e desagradáveis, ou até mesmo deprimentes, mas muitas vezes também são necessários, enquanto algumas outras emoções, como a ganância e o egoísmo, encaixam-se no mais das vezes nos domínios do negativo. O  que há então de interessante em relação à primeira classificação (primárias e secundárias) é que ele dá margem a que as emoções de cada grupo possam ser produtivas ou destrutivas, ou mesmo positivas ou negativas, dependendo da situação e da pessoa.
As emoções produtivas são primariamente construtivas, sendo portanto benéficas para o bem-estar do indivíduo. E nessas emoções estão incluídos sentimentos como o de amor, paz, calma, alegria, esperança, paciência, carinho, entusiasmo, gratidão, fé e outras. Estranhamente, caso alguém tente fazer 1 lista de emoções produtivas ou positivas, essa será muito menor do que uma outra de emoções destrutivas ou negativas.

Somente depois de satisfazer as necessidades básicas da alimentação e da segurança, é que se consegue vivenciar as demais emoções. E,nesse ponto, o amor é a necessidade mais importante de todas, pois dentre nós não há aquele que não precise amar e ser amado. Quando o amor é parte intrínseca do ser de uma pessoa, ela  raramente vivencia emoções destrutivas tais como ódio, arrogância, raiva nagativa, inveja e culpa. E, se por acaso essa mesma pessoa passar por alguma dessas emoções, a simples presença do amor tornará mais fácil a sua experiência, assim como a ajudará a melhor entender o outro.

      Veja um pouquinho mais nas próximas páginas...
                                                                                                       Bjos, MLucia                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Óleos Essenciais e as Emoções ...I



Mente, Espírito e Emoção

Na  Aromaterapia, o valor da saúde da mente  e do espírito são semelhantes a saúde do corpo físico pois, no conceito de aromaterapia  temos como sendo o emprego de óleos essenciais, de plantas naturais, visando o auxílio e a melhoria da saúde do indivíduo como um todo, isto é, nos aspectos físico, mental e espiritual. Portanto, a mente e o espírito por estarem interligados ao corpo físico, podem interferir positivamente, auxiliando no equilíbrio (bem-estar do conjunto) ou negativamente levando ao desequilíbrio (doença). A mente e o espírito podem afetar o corpo físico através das emoções, tanto para a saúde como para a doença. Os  óleos essenciais podem  ser benéficos para trabalhar no alivio das emoções prejudiciais à saúde.

Para melhor compreensão vamos definir o que é Mente, Espírito e Emoção.

Mente: está associada aos processos de percepção, pensamento, recordação e comportamento inteligente. (Chaplin, 1981).
Onde a opinião é formada antes de sua expressão verbal; modo de pensar e sentir. (Price, 2010,- Dicionário Collins,1981).

O Espírito: A parte imaterial do ser humano; alma. (Dicionário Aurélio).
O princípio do pensamento; emoção atuante, disposição, moldura da mente. ( Price ,2010 – dicionário Chambers,1991).

Emoção: segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda significa: ato de mover (levam a ação); perturbação ou variação do espírito advinda de situações diversas, e que se manifesta como alegria, tristeza, raiva, etc. Reação intensa e breve do organismo a um lance inesperado, a qual se acompanha de um estado afetivo de conotação penosa ou agradável; estado de ânimo despertado por sentimento estético, religioso,etc.
A emoção é uma reação tanto  psíquica como física (exemplo a raiva e o medo), onde ambas, além de serem  sentimentos  muito fortes, promovem reações que preparam o corpo para uma ação rápida.

Slirley Price, no livro Aromaterapia e as emoções, coloca algumas similaridades entre as definições dos termos acima, quais sejam:

-A “Mente” começa e termina com pensamento e sentimento;
-O “espírito” é outro que começa com pensamento e sentimento; e
-A “emoção” também  inclui o termo sentimento.

 A autora coloca que os 3, na verdade, são quase que uma coisa só, já que a mente é o lugar onde mora o espírito; e refere que esta casa ( a mente) possui vários cômodos:
-1 para as memórias e recordações ( como 1 biblioteca) e também para as emoções e fatos previamente vivenciados, isto é, a nossa mente subconsciente;
-1 para a formação de opiniões, onde podemos nos valer dos nossos pensamentos antes de expressá-los; infelizmente, raramente vamos a esse cômodo quando reagimos diante de alguém que nos despertou raiva;
-1 para onde nos deslocamos quando queremos encontrar a nossa sanidade e onde cada indivíduo pondera consigo próprio;
-1 para onde o nosso espírito se dirige quando tem que decidir sobre a disposição e o temperamento que devem ser assumidos, ou sobre qualquer outro pensamento ou emoção a respeito de algo sobre o qual ele ainda não tem certeza;
-e, por fim, 1 cômodo absolutamente secreto, que é um lugar onde a nossa mente inconsciente abarca a totalidade da qual precisa para ser ela mesma.

Para sabermos a força do impacto que os óleos essenciais ocasionam nessa casa e em todos os seus cômodos, devemos primeiramente ter conhecimento dos meios através dos quais esses óleos chegam ao cérebro, local onde está situada essa casa. 

Como as emoções nos afetam

As emoções afetam a vida dos indivíduos das mais diversas maneiras, e tudo vai depender do tipo de pessoa que você é, de sua personalidade e do quanto é ativa a sua consciência. Existem, portanto, muitos aspectos a serem considerados quando se tem como objetivo o entendimento das emoções, o que acaba complicando bastante a situação !
As emoções influenciam a percepção, o aprendizado, a memória e o conjunto das ações criativas e altruísticas dos seres humanos. (Enciclopédia Britânica, 1996).

                   Vamos continuar aprendendo como "melhorar a vida?"...
                                                                                           Bjos, MLucia

domingo, 24 de junho de 2012


     Ainda sobre Máscaras sociais


 
 O que leva pessoa a viver atrás de máscaras e se mostrar o que não é? 

- A insegurança, a baixa auto-estima, a hipocrisia, enfim, a insatisfação consigo mesmo. 

Ignorantes os que anulam o que são e tornam sua vida sem valores e sem perspectivas - uma vida de máscaras.

Deixar cair as máscaras, ser o que se é, aproveitar as suas capacidades e as oportunidades, tudo isto origina uma vida de bem-estar.

 Abaixo um conto do Khalil Gibran para refletirmos... 

O Louco

"Tem gente que me pergunta como foi que enlouqueci. 
Foi assim: certo dia,muito antes dos deuses nascerem, acordei de um longo sono e descobri que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas - as sete máscaras que eu tinha feito e usado em sete vidas - e sai correndo pelas ruas apinhadas de gente, gritando:
- Ladrões, ladrões, malditos ladrões!
Os homens e as mulheres riam, mas alguns correram pra casa com medo de mim.
E, quando cheguei à praça do mercado, um jovem que estava no terraço de uma casa gritou:
-É um louco!
Ergui os olhos para ele e o sol beijou meu rosto nu pela primeira vez.
Pela primeira vez o sol beijou meu rosto nu e minha alma inflamou-se de amor pelo sol e não quis saber mais de máscaras. 
E gritei em transe:
- Abençoados, abençoados ladrões que roubaram minhas máscaras!
Foi assim que enlouqueci.
E encontrei liberdade e segurança em minha loucura:
a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aqueles que nos compreendem nos escravizam de algum modo.
Mas não quero ficar orgulhoso demais de minha segurança.
Nem na cadeia um ladrão está a salvo de outro ladrão".

Gibran Kalil Gibran.


Bjos,





quarta-feira, 20 de junho de 2012


Olá...

Após um mês afastada do blog, por motivos pessoais e profissionais, retorno a  escrever sobre Aromaterapia !!

Mas antes de entrar no assunto, vou postar um texto do Osho.

  Máscaras... 

 


"Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, faço-o para atrair o outro e logo descubro que só atraio a outros mascarados distanciando-me dos outros devido a um estorvo: a máscara.

Faço-o para evitar que os outros vejam minhas debilidades e logo descubro que, ao não verem minha humanidade, os outros não podem me querer pelo que sou, senão pela máscara.

 Faço-o para preservar minhas amizades e logo descubro que, quando perco um amigo, por ter sido autêntico, realmente não era meu amigo, e, sim, da máscara.

 Faço-o para evitar ofender alguém e ser diplomático e logo descubro que aquilo que mais ofende às pessoas, das quais quero ser mais íntimo, é a máscara.

 Faço-o convencido de que é o melhor que posso fazer para ser amado e logo descubro o triste paradoxo; o que mais desejo obter com minhas máscaras é, precisamente, o que não consigo com elas."

Osho

 
 Esse texto refere-se ao uso de máscaras no nosso dia-a-dia, as quais são invisíveis ao olhar, mas percebidas pelos sentimentos. 

  Quantas máscaras nós temos? Muitas, poucas ou somente uma? 
No nosso dia a dia encontramos muitas pessoas escondidas atrás de suas máscaras e, elas, normalmente nos ocasionam um certo desconforto, porque esses indivíduos se mostram dissimulados, amedrontados e encarcerados em seu mundo interior.

 Como estão suas máscaras? Esteja atenta para que elas permitam que você possa tirá-las quando necessário, e que outras pessoas possam te ver... 

 O uso contínuo de máscaras pode nos levar a viver em descompasso com o nosso propósito de vida e gerar emoções destrutivas tais como ódio, arrogância, raiva, inveja e culpa. 

 Se a sua proposta é não se " esconder atrás" de máscaras, procure aumentar as emoções produtivas, que são benéficas para o seu reequilíbrio físico, emocional e mental, viver com os sentimentos de amor, paz, alegria, tolerância, carinho, entusiasmo e outros. 

Faça uso da Aromaterapia, com o uso de óleos essenciais, naturais, que geram um efeito positivo sobre os sentimentos que lhe são opostos como os colocados abaixo.

Confiança, bravura, coragem –medo
Auto-estima, caridade, confiança, aceitação –culpa
Serenidade, iluminação, compreensão, clareza mental – confusão
Bravura, coragem, ousadia, confiança – timidez
Senso de realidade, senso factual, senso do tangível – divagação

 Até os próximos encontros, quando postarei sobre Óleos Essenciais e as Emoções, ex.:
  • Como as emoções nos afetam
  • O controle das Emoções
  • Como as Emoções interferem na saúde
  •  Aromas e Óleos Essenciais nas suas relações com as Emoções e outros...

                                                                                                                                       Bjos,

                                                                                                                                      MLucia