quarta-feira, 25 de abril de 2012





Chrissie Wildwood, em seu livro - O livro dos Perfumes, descreve o processo   Mecânico e Fisiológico do Olfato de 1 maneira delicada e de fácil entendimento, vejamos:

“Quando você leva 1 flor até o nariz e a cheira, as moléculas do aroma são conduzidas pela corrente de ar até o epitélio olfativo, com apenas 5 cm² e cerca de 50 milhões de células receptivas de odor, cada qual contendo estruturas microscópicas parecidas com fios de cabelo chamadas cília. Tais células ( as quais, tecnicamente falando, são células cerebrais) são neurônios sensoriais especializados embutidos em uma mucosa, e cada uma delas, conecta-se diretamente com o cérebro por meio de uma única e longa fibra nervosa. Antes que as moléculas aromáticas possam ser detectadas pela cília, elas têm de dissolver-se no muco. As respostas ao aroma são então enviadas na forma de impulsos eletroquímicos por meio das fibras nervosas ao bulbo olfativo, uma parte de cérebro que, na realidade, estende-se até o nariz. A área olfativa do cérebro é um aspecto do misterioso sistema límbico, o qual é ainda amplamente desconhecido. É a parte responsável por nossos impulsos instintivos, emoções, intuição, memória, criatividade, fome, sede, qualidade de sono, impulsos sexuais,e muito mais. Através do sistema límbico, os corpos interconectados do hipotálamo e da hipófise são estimulados, causando assim uma cascata de respostas no sistema nervosos central e em todo o sistema endócrino (hormonal).

Desse modo, é possível concluirmos que qualquer processo que envie diretamente impulsos ao cérebro pode afetar tremendamente a mente e o corpo. E a arte de curar da aromaterapia, que combina o uso de essências aromáticas de plantas com a massagem, tira total proveito desse conhecimento.” 

Concorda comigo??

 Os óleos essenciais nos propicia  o desfrutar de todos os momentos de alegria e prazer, quando o nosso coração e mente estão livres de julgamentos e preconceitos e  aí "podemos viver sem ter a vergonha de ser feliz." 
Para isto utilize os óleos Essenciais de: Bergamota, Laranja, Rosa e Ylang ylang. 

Os óleos essenciais que auxiliam a um estado de relaxamento para usufruirmos da vida com alegria são:    Cypress, Laranja, Lavanda, Limão e Ylang ylang
Viver com alegria: Rosa e Tangerina.

                                                                                                                 
                                                                                                                        Até a próxima...
           
                                                                                                                                Bjos, MLucia



















domingo, 22 de abril de 2012



Recebi pelo facebook e estou compartilhando com você, porque está intimamente relacionado com a aromaterapia...





A  enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da humanidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas?  Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado , abundante combustível chamado Paciência.
Mas, principalmente, um maravilhoso condutor chamado DEUS, ou como o queiram chamar.

Todos estes sentimentos fazem parte desta vida terrena. Precisamos resgatar a "nossa criança interna" e o equilíbrio do corpo físico, alma e espírito para conseguirmos ser felizes... 
Reflita ... Ainda há tempo para mudar e ser FELIZ


Deixo para você os óleos que vibram na cor lilás : Alecrim e Olíbano que nos remetem a espiritualidade, proteção divina, justiça e IMENSO bem-estar


                                                                                                                Bjos, MLucia














      Cuidados essenciais nos preparos  
                      aromaterápicos   

  Aromaterapia é um tratamento natural e holístico que  utiliza os óleos essenciais, dos vegetais, como meio terapêutico para os mais variados desequilíbrios físicos, emocionais, mentais e energéticos.  
  • Óleos essenciais são substâncias extraídas de diversas partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas) e são responsáveis pelos seus aromas.
  • Os óleos essenciais, por serem muitos concentrados, não podem ser usados puros e sim misturados aos chamados carreadores que podem ser os óleos vegetais, água, creme neutro, loção cremosa neutra (sem óleo mineral), álcool, gel neutro, sais de banho, shampoo e condicionador, esfoliantes, produtos naturais como mel, yogurte, açúcar e outros.
  •  Os óleos essenciais são utilizados na forma de preparos naturais como óleos, loções corporais, sprays, tinturas, águas aromáticas, pomadas, ungüentos e elixires. Podem ser utilizados em massagens, fricções, compressas, banhos, banhos de assento, escalda-pés, inalação, gargarejos ou em preparos cosméticos.

   Entre os óleos vegetais (carreadores) citamos:
1. Óleo de abacate: todo o tipo de pele, principalmente as secas e sensíveis.
Propriedades: emoliente, regenerativo, rico em sais minerais, vitamina A e C, ácido oléico e linoleico; possui agente anti-inflamatório.

2. Óleo de amêndoas doces: todo o tipo de pele, principalmente, as secas e sensíveis.
Propriedades: emoliente, hidratante, rico em proteínas, vitaminas A,B e ácido oléico.

3. Óleo germe de trigo: indicada para peles maduras ou sensíveis; combate o envelhecimento precoce.
Propriedades: antioxidante, hidratante, boa fonte de vitaminas E, A e B.

  4. Óleo de semente de uva: é um dos melhores óleos. Devido ao seu alto grau de leveza, pode ser usado para todos os tipos de pele, em especial as oleosas e mistas.
         Propriedades: antioxidante, tonificante, purificante, regenerativo, rico em        
  vitaminas C, E e flavanóides.

  5. Óleo de rosa mosqueta: indicado especialmente para as massagens faciais, e  em todos os tipos de pele.
 Propriedades: hidratante, regenerativo, rico em vitaminas A,C e ácido     gama-linoleico.

 6-Óleo de oliva (extravirgem): para todos os tipos de pele, em especial as secas e sensíveis.
Propriedades: antioxidante, hidratante, rico em polifenóis e fonte de vitaminas E e A.

Os óleos essenciais, conforme foi citado nos posts anteriores, possuem muitas propriedades terapêuticas, entre elas: analgésica, bactericida,digestiva, descongestionante, antiespasmódica, diurética, relaxante, antisséptica, sedativa, antidepressiva, imunoestimulante, cicatrizante, estimulante, desintoxicante e outras. 

Mas...

Preste atenção:os óleos essenciais têm contra-indicações e vários cuidados importantes, veja algumas dicas: 

Os óleos essenciais embora naturais e indicados como auxiliares no  reequilíbrio da saúde física, emocional, mental e espiritual, eles devem ser usados com cautela, pois existem vários óleos essenciais que podem ser prejudiciais para você e sua família.

Abaixo segue uma lista de orientações de segurança para você com relação aos óleos essenciais utilizados na aromaterapia:

       Crianças, idosos e gestantes: 

Como as crianças e idosos são mais sensíveis do que os adultos, a concentração de óleos essenciais em uma mistura deve ser, pelo menos, 3 vezes menor do que a utilizada em adultos.  

Os óleos essenciais não devem ser usados em bebês até os 3 meses, gestantes no primeiro trimestre e mulheres que estão amamentando. Também não devem ser usados em idosos com problemas de deficiência em órgãos como fígado, rins e patologias como câncer  e diabetes. Consulte seu médico antes de   usá-los. 

  Óleos que devem ser evitados durante a gravidez: tuia, canela, erva-doce, hortelã, cipreste, cravo, cedro, noz-moscada,tomilho, poejo, verbena, salsa, aniz estrelado e zimbro. Evitar o uso de óleos com propriedades emenagogas (induzem o fluxo menstrual): alecrim, hissopo, junípero, manjericão, manjerona, mirra, sálvia esclaréia.  As doses para mulheres grávidas devem ser a metade das máximas recomendadas.  

Obs: Embora os óleos de lavanda, camomila e rosa sejam emenagogos, eles poderão ser utilizados em quantidade bem reduzida, ou seja, 0,5% para rosa e camomila e até  1% para lavanda  e  somente após o terceiro mês de gestação.

"Óleos de Lavanda, Tangerina, Camomila Romana e Tea Tree são os mais indicados para as crianças, afirma a psicóloga Sandra Spiri, presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia (Abraroma). Ela, porém, sugere que alguns procedimentos básicos, como usar uma gota na hora do banho, não oferecem risco. A Tangerina vai deixar a criança mais alegre, solta e feliz, enquanto a Lavanda serve para acalmar a agitação, exemplifica".

Consulte o médico ou aromaterapeuta experiente nos casos de epilepsia, doenças respiratórias graves e problemas cardíacos. 

Óleos essenciais proibidos:
Para Crianças: manjericão, alecrim, canela, cedro, cipreste, eucalipto, menta, sálvia.

Para epiléticos: erva-doce, hissopo, alecrim, cedro e sálvia.

Para alérgicos: tomilho, alecrim, basilicão, verbena, cravo, menta, hortelã pimenta, melaleuca,canela e O.E. cítricos.
·  
O.E. proibidos para exposição solar: todos os O.E. cítricos e verbena. 

Alguns óleos são incompatíveis com certos medicamentos homeopáticos, principalmente aqueles que contém cânfora e mentol em suas composições:  menta, cânfora e alecrim. Consulte seu médico antes de usá-los. 

 No caso de hipertensão evite os óleos que contenham cânfora (alecrim QT1, cânfora, lavanda spike), hissopo, sálvia e tomilho.

No caso de hipotensão evite os óleos de alho, cebola, lavanda, capim limão, verbena, melissa.

Em caso de distúrbios do fígado: Evite os óleos de canela, arruda, cravo, poejo,  sassafrás, sabina e óleos ricos em furanocumarinas. 

Distúrbios renais: Evite os óleos de salsa, cânfora (alecrim), mentol (hortelã) e cineol (eucalipto).

Não usar um óleo essencial por mais de 3 semanas, se houver necessidade, interrompa por 1 semana e depois retome o tratamento.

É importante realizar o teste de sensibilidade na dobra interna do braço, com o óleo essencial diluído, e após 24 horas fazer a leitura do teste.  

Cuidados especiais no manuseio:

Mantenha os frascos em locais frescos, dentro de vidros escuros e bem tampados.
Mantenha os frascos longe do alcance de crianças e animais.
Mantenha os óleos longe dos olhos e não os esfregue após manipular O.Es.
Caso ocorra algum acidente, passe óleo vegetal e, se necessário, procure ajuda médica.
 Os óleos de lavanda e tea tree podem ser aplicados puros na pele , mas somente em  casos de picada de insetos, pequenos ferimentos ou cortes.
Os óleos essenciais são solventes e inflamáveis, portanto mantenham longe do fogo, plástico e madeira. 

 Não tente tratar com óleos essenciais problemas de saúde que normalmente requerem cuidados médicos !










  
Espero que você aproveite ao  máximo as informações aqui colocadas...

                                                                                                         
                                                                                                               Até a próxima, Bjos
                                                                                                                            MLúcia
  

















quinta-feira, 19 de abril de 2012


                Caminhos dos Aromas

  
O óleo essencial pode ser absorvido através da pele e do nariz que são as vias mais seguras.

Na pele: os óleos essenciais absorvidos na pele entrarão na corrente sangüínea e agirão nos órgãos internos e sendo excretados, posteriormente, as quantidades não metabolizadas.
Os óleos essenciais devem ser diluídos nos chamados carreadores que podem ser os óleos vegetais, álcool, gel neutro, creme neutro, argila, loção cremosa neutra (sem óleo mineral), sais de banho, sabonetes, shampoo neutro, condicionador, água, esfoliantes, produtos naturais como mel, yogurte e outros).  Pode-se fazer isto através de cremes e óleos corporais, massagens, tratamentos estéticos, compressas, etc.

Via olfato: deve-se tomar cuidado com tempo de exposição (não mais que 2-3 horas) e concentração (entre 0,5 a 2%).
  • Uma parte do aroma inalado vai para os pulmões via traquéia, penetrando nos brônquios, bronquíolos e alvéolos, passando para a corrente sangüínea nas trocas gasosas, agindo da mesma forma da penetração cutânea.
  • Outra parte do aroma vai para o cérebro, atingindo o S. N.C. e mais especificamente o Sistema Límbico, que é nosso antigo cérebro das emoções, responsável por nossas emoções, nossa memória e nossos humores. Para esta via, pode-se usar aromatizadores pessoais, aromatizadores à vela ou elétricos e potpourris.
Desta forma, cada óleo essencial agirá de uma forma diferente no nosso corpo físico, mental e emocional, de acordo com a sua composição química e as suas propriedades terapêuticas. 
A aromaterapia é uma terapia Natural e Holística pois trata o indivíduo como um todo, visando o bem-estar bio-psico-social do mesmo e não isoladamente.


  Descobrindo combinações para o seu bem-estar

Podemos criar 1 sinergia de óleos essenciais de diversos modos, porém a escolha dos óleos vai depender da necessidade de quem vai utilizá-los e, principalmente, dos elementos químicos constituintes, das suas propriedades terapêuticas e, também o que se espera desta combinação.  Destas sinergias podemos identificar 3 níveis fundamentais de combinações, cada 1 com seu objetivo próprio: o estético, o fisiológico (efeito farmacodinâmico) e o emocional/mental.

Nível estético:
A combinação dos óleos essenciais visando a estética está intimamente associada  à arte da perfumaria e tem como meta final a produção de 1 fragrância aprazível. Você escolhe os óleos essenciais que, a princípio, deve agradar ao seu olfato e que juntos se harmonizam e têm seus afeitos aromáticos aumentados.
Ao escolher os óleos que combinem bem, é importante que você tenha conhecimento das características pessoais dos óleos escolhidos e, para isto, é necessário treinar o seu olfato. No momento que você identifica, em 1 óleo essencial, suas qualidades aromáticas, você pode então modificar sua energia, produzindo uma melhor fragrância através da combinação com outros óleos essenciais.

Nível mental e emocional:
O mesmo princípio pode ser aplicado para uma composição com objetivos de agir nos planos mentais e emocionais. Nesta combinação se daria destaque ao reequilíbrio emocional e mental de maneira mais perceptiva.
 

É importante que, ao trabalhar com estes objetivos, se restrinja a escolha dos óleos para 1 número não maior que 3. As propriedades de cada óleo essencial tenderá a elevar-se no caso da combinação ser mantida de forma simples.
Vejamos a seguir, um exemplo: Uma senhora de 48 anos está iniciando seu processo de menopausa e sente ondas de calor, baixa auto estima, apatia, cansaço e muito desânimo. Uma sinergia indicada seria a de bergamota , gerânio e sândalo para ajudar no equilíbrio hormonal, fortalecer a auto confiança,
elevar a auto estima e auxiliar na retomada de vida.

 Nível fisiológico:
A escolha dos óleos essenciais a nível fisiológico está relacionada com as propriedades terapêuticas dos mesmos. O objetivo, neste caso, está em elaborar uma sinergia que oferecerá o máximo de benefício para o reequilíbrio da saúde do indivíduo. Vejamos a seguir, um exemplo: adolescente que desde criança tem freqüentes resfriados e queda de imunidade. Para a melhora do quadro apresentado seria indicado uma combinação de eucalipto glóbulos, camomila romana e cedro, com objetivo de melhorar as condições respiratórias, a defesa do organismo e fortalecer a imunidade.                   

A arte da perfumaria se relaciona com o nosso olfato no que diz respeito à percepção e talento; uma análise mental e emocional, contudo, exige uma capacidade de conhecimento e de percepção no que diz respeito à personalidade  de cada óleo essencial e, também, das condições emocionais de quem necessita. A combinação clínica está diretamente relacionada ao nosso conhecimento sobre os óleos e os sintomas clínicos comuns.

De acordo com as suas composições químicas, todos os óleos essenciais têm poder de ação tanto a nível emocional, mental como fisiológico. É importante que ao se elaborar 1 sinergia para 1 determinado objetivo, os aromas sejam do agrado de quem for usar.  

A aromasearte traz algumas dicas de sinergias:
  • Óleo de massagem imuno-estimulante:
    Lavanda-4 gotas
    Limão- 2 gotas
    Tea-Tree - 6 gotas 
    12 gotas de óleo essencial para 30 ml de óleo vegetal de abacate (pele seca ou sensível) ou qualquer outro óleo carreador. 

  • Óleo essencial de Ylang-Ylang e Lavanda:  indicados para hipertensão. 
           5 gotas de óleo essencial de lavanda 
           3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
           Óleo carreador 30 ml, podendo ser adicionadas aos cremes neutros para           
           massagens ou banhos. Aplicar nas têmporas.


                                                      Espalhem o aroma pelo ar...                               
                                                                                                                  Bjos, MLucia




quinta-feira, 12 de abril de 2012



 Óleos aromáticos e o ar ambiente 

Alguns benefícios do óleo essencial de Alecrim

Os óleos essenciais podem ser eficientes não somente fisiologicamente, como também psicologicamente, quando agem por meio do sentido do olfato e do efeito que este exerce sobre o corpo e a mente. 

Sprays- é uma das formas mais simples de aspergir óleos essenciais no ar. Misture um ou mais óleos essenciais com água quente e use como spray. Essa mistura irá funcionar somente por um período curto. Lembre-se de sacudir bem a mistura antes de usar. Os óleos essenciais são melhores dissolvidos em álcool de cereais.

Para ambientes pequenos há diversos tipos de aromatizadores disponíveis no mercado:
  • elétrico ou de plug - é colocado diretamente na tomada, prático e não oferece riscos.
  • difusor a vela - cautela para quem tem criança em casa, cuidar para que não falte água.
  • difusor com varetas- é charmoso e necessita menos cuidado.
  • spray de ambiente - é prático e tem a vantagem de ter controle sobre a frequência da aromatização, que não deve passar de 2-3 horas de exposição, para evitar cefaléia e indisposição.
Para ambientes maiores a melhor opção são os aromatizadores elétricos pois têm uma abrangência maior de aromatização.

No aromatizador ou no spray de ambiente é imprescindível saber combinar os óleos essenciais para se obter uma sinergia equilibrada, de boa duração e harmoniosa com os objetivos propostos ao ambiente. 

Algumas dicas de uso do óleo essencial de Alecrim:

  • Concentração, atenção, memória e criatividade:  4 g. óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis), 10 g. menta (Mentha piperita), 6 g. limão (Citrus limonum) ou tangerina (Citrus nobilis); no aromatizador do escritório ou ambiente de estudos. Use spray aromaterápico hidroalcoólico com volume– 100ml
    20 gotas de óleo essencial: 
            Para 100 ml de spray: 30 ml de água deionizada - proporção de 1/3
                                                          70 ml de álcool de cereais - proporção de 2/3
                                            20 gotas de óleos essenciais - (1 %)
           
 Colocar 70ml de álcool de cereais neutro desodorizado e 20 gotas das O.E. escolhidos e após diluição dos O.Es, misturar os 30ml de água destilada, em 1 frasco escuro com válvula.
 Depois de pronto, o spray deve ser guardado em lugar seco e escuro pelo menos por 3 dias.
 Borrifar no ambiente, procurando não borrifar nos móveis.

  • Congestão Nasal : use 4 gotas de Néroli, 2 g alecrim e 2 g Tea Tree e dispersar na água de banho quente. Deixe de molho por 15 a 20 minutos e inalar os vapores. Você  se sentirá aliviada depois disso. 
  • Estimulante mental: alecrim, cravo, manjerona, menta, petitgrain.
  • Bactericidas e antivirais: estimulam nosso mecanismo de defesa e previne possíveis infecções como o Limão, Lavanda, Alecrim.
  • Fadiga mental: são indicados os O.Es. de hortelã pimenta, manjericão, limão, alecrim, menta piperita são os óleos mais eficazes para ajudar nesse tipo de problema. Podem ser usados em banhos, adicionando 6 gotas de qualquer um desses óleos mencionados acima.
  • Cansaço e sobrecarga a nível de ambiente:são indicados os O.Es. de alecrim, lavanda, eucalipto globulus, menta e manjericão.
  • Artrite, reumatismo e LER: Alecrim, Vetiver e Manjerona.
  • Expectorante: Alecrim e Eucalipto
  • Digestão difícil: alecrim, laranja, lavanda, hortelã pimenta
  • Constipação (prisão de ventre) alecrim, laranja, capim limão, manjerona
  •  Shampoo para controle de queda de cabelos : Alecrim, Patchouly, Sálvia.   
  • Catarro: para alívio da congestão, fazer inalação com os seguintes óleos essenciais: alecrim, lavanda, eucalipto, hortelã-pimenta, tomilho e tea-tree. Qualquer um desses óleos auxilia no combate à infecção.
  •  O.E. para ambientes: cítricos e herbais no quarto pela manhã ajudam a despertar. Depois do almoço e no trabalho, alecrim e hortelã evitam a letargia no escritório. À noite, fique com os relaxantes .
  •  Dores musculares: laranja amarga e alecrim; olibano e canela
  •   Dores de cabeça: alecrim, camomila, lavanda, limão, poejo, hortelã, rosa.
  •  Dores nas articulações: alecrim, cedro, manjerona.
  • Uma receita de banho aromático - banho matinal estimulante: 4 g. Alecrim, 3 g. hortelã-pimenta. Diluir em um óleo vegetal de sua preferência e faça uma massagem com uma esponja ou na banheira.
     
 Contra-indicações dos óleos:

  • Evitar seu uso em pessoas cardíacas, crianças menores de 8 anos, epiléticos e durante gravidez: alecrim
  • Evite os seguintes óleos se você tem câncer:óleos canforados, louro, anis, manjericão, cravo, canela, louro, noz-moscada, erva doce, alecrim, sálvia esclaréia, arnica.
  • Óleos proibidos na aromaterapia: o óleo de cálamo, óleo de sassafrás, óleo de cânfora, eucalipto, etc  
 Lembre-se: em caso de dúvidas quanto ao uso dos óleos essenciais, consulte sempre um (a) aromaterapeuta, que é o profissional capaz de ajudá-lo na escolha dos melhores óleos para você e sua família.

                                                                              Aproveite o nosso Amigo Alecrim...
                                                                                                  Bjos, MLucia










segunda-feira, 9 de abril de 2012



Para um Mundo mais Perfumado, Feliz e ... PARTE lll

 O Aroma que fascina...

Dando continuidade...

Para conhecermos um óleo essencial é importante saber a sua composição química, a classe a qual pertence e os grupos funcionais .

Sabemos que quase todas as moléculas encontradas nos óleos essenciais são formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio, e estes se unem formando cadeias moleculares e grupos funcionais onde cada um destes apresenta determinadas propriedades químicas dependendo de sua espécie, parte da planta a qual foi extraído o óleo e das condições de cultivo.

Os óleos essenciais, do ponto de vista da química, são formados por estruturas de terpenos, monoterpenos, sesquiterpenos, fenólicos, fenilpropanoicos, alifáticos não terpenos, heterocíclicos; e funções químicas de alcoóis, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres, óxidos, acetatos e vários outros.

Monoterpenos/Sesquiterpenos
Possuem efeito anti-viral, antisséptico, bactericida e antiinflamatório. Atuam no fígado (processo de desintoxicação) e estimulam as funções glandulares. Os sesquiterpenos agem no cérebro, aumentando a quantidade de oxigênio das glândulas pituitária e pineal. Como exemplo temos o limoneno, pineno, canfeno e gamaterpineno. Estão presentes no limão, pinho, alecrim e olíbano.

Compostos oxigenados:
• Ésteres
São fungicidas, sedantes e antiespasmódicos.Conferem ao produto um aroma característico
frutal. Como exemplo podemos citar o acetato de linalila e salicilato de metila. Estão presentes na bergamota, sálvia e lavanda.
• Aldeídos
Agem como sedante, antisséptico e antiinfeccioso. São exemplos o citral, neral e geranial e estão presentes na melissa, no capim- limão e na citronela.
• Cetonas
Agem como descongestionante em quadros de asma, bronquite e resfriado, mas podem ser tóxicos. Temos como exemplos a tujona, carvona e pinocanfona. Estão presentes no funcho, gengibre, alecrim e hissopo.
• Álcoois
Atuam como antissépticos, antivirais e estimulam o sistema imunológico. São exemplos
o linalol, borneol e estragol, e estão presentes, por ex. alecrim, no pau-rosa, sândalo e gerânio.
• Fenóis
São bactericidas, desinfetantes, antiinflamatórios e podem ser irritantes à pele. Como exemplos temos o timol, carvacrol e eugenol, que estão presentes no tomilho e no cravo.
• Óxidos
São bactericidas e expectorantes. Como representantes temos o óxido de silício, ferro, manganês e magnésio, que podem estar presentes no alecrim e na melaleuca.
• Ácidos
Atuam como antisséptico, diurético e antipirético. Possuem antibiótico e vitaminas.Como exemplo temos o ácido benzóico, cinâmico, caféico e oleânico, presentes no benjoim e na melissa.

A grande maioria dos óleos essenciais de interesse comercial é uma mistura de hidrocarbonetos monoterpenos e sesquiterpenos. Um segundo componente presente em concentração elevada consiste principalmente de compostos aromáticos.  O aroma e o odor destes hidrocarbonetos são muito baixo, comparado com os seus derivados oxigenados. Portanto, o seu teor no óleo é sempre reduzido. 

Os óleos essenciais dependendo da combinação dos elementos químicos (C, H e O) nos compostos oxigenados, podem apresentar diferentes grupos funcionais. Deste modo, 1 óleo essencial pode ter dezenas de diferentes compostos de alguns ou de todos os grupos, cada 1 com a sua característica e ação bioquímica.   

Continuando no exemplo:

AUTOBIOGRAFIA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM
  (Rosmarinus officinalis)
 
Sou uma erva muito antiga e consegui me desenvolver em  vários quimiotipos e cada um para regiões climáticas diferentes, por  ex: QT1 cânfora (Espanha), QT2 cineol (Marrocos) e QT3 verbenona (França). Quimiotipos ou tipos químicos - são óleos essenciais que têm suas contituições químicas modificadas de acordo com o seu local de cultivo, e  apresentam propriedades terapêuticas, cosméticas e psicológicas diferentes.

Meus Constituintes Químicos: 

  • Estudos prévios do óleo essencial de Rosmarinus officinalis apresentaram como seus principais constituintes:  1,8-cineol (9,0%), cânfora (14,9%), borneol, acetato de bornila, canfeno, α-pineno (9,3%), p-cimeno, mirceno, sabineno, β-felandreno, β-pineno, dipenteno e β-cariofileno (SOLIMAN ; EL-KASHORY; FATHY; GONAID, 1994). 
  •  Alguns componentes emprestam certas características específicas ao óleo essencial de alecrim, ou seja, 1,8-cineol – aroma refrescante; α-pineno – aroma de pinho; cânfora – aroma de menta; borneol – gosto acre (SVOBODA ; DEANS,1992). 
  • Cânfora e 1,8-cineol são usados no tratamento de tosses e irritações inespecíficas do trato respiratório.  A inalação de cânfora ajuda, rapidamente, a pessoa desmaiada a recuperar a consciência. Este efeito é baseado na estimulação dos centros medulares, especialmente os centros da respiração e circulação via nervo olfatório (ISMAIEL; PIERSON, Sep. 1990; BUCHBAUER, May/Jun. 1990). 
  •  Os compostos aos quais podem ser atribuídas atividades antibacterianas  na sálvia e alecrim são: borneol, 1,8-cineol, pineno, canfeno e cânfora 

 OE Alecrim : (cineol)     rosmarinus officinalis
                                           alpha pinene = 13,5% ; 1,8 cineol = 47,51% ; cânfora = 16,7%

Alivia dores de cabeça. Anti-inflamatório, alivia tensões e dores musculares. Este óleo com uma porcentagem química maior em cineol, auxilia especialmente a descongestão nasal e pulmonar. 


 OE Alecrim : (canfenona)  rosmarinus officinalis
                                                       1,8 cineol = 20% ; cânfora = 20%
Revitaliza as células cerebrais. Alivia dores de cabeça,tensões e dores musculares. Este óleo com uma porcentagem química maior em cânfora do que cineol, é mais indicado ao despertar, apatia e sonolência que o Alecrim com maior teor cineol.

 Minhas Principais Propriedades:

Terra flor Aromaterapia cita como propriedades terapêuticas do alecrim: 

Adstringente: aglutina e contrai os tecidos, fechando os poros. Combate diversas moléstias infecciosas da boca, garganta, pele e órgãos genitais.OE's: alecrim qt. cineol.
Ansiolítico: reduz a ansiedade. Também chamado de tranquilizante ou calmante.OE's: alecrim qt. cineol
Antidepressivo: revigorante, combate a melancolia e a depressão.OE's: alecrim qt. cineol.
Antisséptico: desinfetante. Bacteriostático. Alecrim: todos os qts.
Carminativo: combate flatulências (gases) intestinais ou estomacais.OE's: alecrim qt. cineol.
Desobstruente: combate obstruções intestinais e hepáticas.OE's: alecrim (qts. cineol e verbenona).
Estimulante: aumenta a energia das funções vitais, exercendo ação vivificante e animadora sobre os órgãos.OE's: alecrim qt. cineol.
Hipertensor: eleva a pressão arterial.OE's: alecrim qt. cineol .

Indicações do óleo Essencial de Alecrim - (segundo Terra flor Aromaterapia):

 Óleo Essencial
 Terapêutica
Aromacológica
 Dermatológica
Alecrim qt. Cânfora
Rosmarinus officinalis
Camphoriferum
 Anti-inflamatório e relax. muscular,trata mialgias, torcicolo, dor localizada por esforços esportivo, cãimbras (B-C-F-M)
 O.E. do caminhante
Permite o livre fluir do movimento, antes e após longas caminhadas e atividade física. (A-B-CA-F-I-M-S)
 Acne (T)
Entorse, contusões (C-F-M-T)
 Alecrim qt. Cineol
Rosmarinus Officinalis
Cineoliferum
Tônico geral (A-B-CA-F-I-M-S)
Digestivo, dor de cabeça (A-C-CA-F-I-M)
Dor muscular e reumática (B-C-F-M)
Expectorante e mucolítico (C-F-I-V) 
Hemorróidas e varizes (BA-O-T)
Otite(O); Hipertensor (B-CA-M)
 O.E.do estudantes
Estimula a memória e a sensação de alerta,revigora, alegra,anima, combate a letargia mental, e o cansaço físico, antidepressivo, prepara para o dia (A-B-CA-F-I-M-S)
 Trata a oleosidade da pele, acne (T). Caspa, queda de cabelo (O)
Parasitas(piolho e sarna) (T)
Adstringente,protege a pele no pós-barba e pós-depilatório (T)
 Alecrim qt. verbenona
Rosmarinus Officinalis
Verbenoniferum
 Estimula e desintoxica o fígado e a vesícula biliar (B-CA-F-I-M)
Regulador hormonal feminino (CA-M)
 O.E. do bom humor
Alivia o mal-humor e mal-estar advindo da fragilidade nervosa (A-B-CA-F-M)
 Tônico cutâneo, repara o ressecamento da pele madura na menopausa (B-M-O)
A- Aromatização ambiental ; B- Banho de imersão; BA-Banho de assento; C-Compressa local; CA-colar aromático; F-Fricções; I-Inalação; M- Massagem; O-óleo para para o corpo e rosto; S- Spray; T- Uso tópico; V- Vaporização.

Qualidade: Yin
Classificação para fins de mistura aromaterápica: Nota baixa
Cor: Claro
Consistência:
Fino
Perfume:
Herbal,Verde, Ecológico, Potente, Provençal, Antigo. Tem efeito
Refrescante e mentalmente estimulante, mas de poder reconfortante.

Formas de me Usarem :  

Produtos como cremes e loções para corpo( 2 %) /face (0,5%), géis, sais de banho, sabonetes, shampoos, condicionadores líquido neutro, pomadas e máscaras.Spray para ambientes.

Combino bem com:
Óleos cítricos como Laranja - doce, Limão, Bergamota, Gerânio, Lavanda, Tea Tree, Hortelã Pimenta, Olíbano, Manjericão, Cedro, Canela, Grapefruit, Eucalipto, Cipreste, Zimbro, Menta e Petitgrain.

Cuidados: 
  • Evitar meu uso em pessoas cardíacas, crianças menores de 8 anos, epiléticos e durante gravidez. Nesses casos recomenda-se o uso do Óleo essencial Vibracional de Alecrim. 
  • Não usar óleo essencial puro, não diluído.  
  • Os óleos essenciais não foram criados para curar problemas médicos específicos. Para tratar qualquer doença, procure os cuidados de um médico. 
  • As dosagens prescritas para o meu uso devem ser rigidamente seguidas, pois posso ser tóxico se utilizado em excesso.
  • Sou uma excelente indicação para o equilíbrio mental  após exaustivo exercício intelectual.
  • Proibidos para alérgicos: (faça prova de toque na dobra interna do braço).

Concluindo:

"Quanto à composição química do óleo essencial de alecrim existe acordo sobre os monoterpenos serem majoritários. Entretanto, mesmo que se considere os óleos provenientes dos países essencialmente produtores como padrões internacionais, ainda há discrepância entre as principais substâncias (ora são hidrocarbonetos, como pinenos, mirceno, canfeno e ora são oxigenadas, como cânfora, 1,8-cineol e borneol).
O óleo essencial rico em determinados compostos será adequado para certo propósito. Por exemplo, o óleo rico em cânfora pode constituir bom agente antimicrobiano em alimentos, mas outro óleo rico em 1,8-cineol pode ser preferido para uso terapêutico. Por isso, determinar a composição química do óleo essencial é importante para aproveitar suas
potencialidades." (B.CEPPA, Curitiba, Jul./dez. 2001).

A efetividade da ação terapêutica de um óleo essencial está na sua composição química. 
Todos os óleos são compostos de átomos de hidrogênio, carbono e oxigênio, porém a química destes óleos é complexa.
Combinando os elementos químicos encontrados em cada um dos óleos essenciais, com os elementos de diferentes óleos essenciais, podemos produzir variados efeitos terapêuticos – também chamados de efeitos sinérgicos; portanto é importante ter conhecimento da composição química e das propriedades individuais pertencentes a cada óleo para podermos utilizá-los de maneira segura e eficaz.

Fontes pesquisadas: 

Porte, A., Godoy, R., Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Propriedades Antimicrobiana e química do óleo essencial, B.CEPPA, Curitiba, Jul./dez. 2001
Hoare, J., Guia Completo de Aromaterapia. São Paulo:Pensamento, 2010.
Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa em Aromaterapia –ABRAROMA,
 Coordenado por SANDRA SPIRI – Módulo 4






"Devido sua cor vibracional transmuta todos os obstáculos criando estímulos que auxiliam na criatividade, memória e razão.
OE de Alecrim deve ser utilizado em todos os momentos que necessitam de entendimento, desprendimento e renovação." ABRAROMA 

  Obs. 
Com referência aos monoterpenos, foi pesquisado que diversos monoterpenos possuem atividade quimioterapêutica e quimiopreventiva contra células tumorais. Dentre os antitumorais, citamos o álcool perílico (AP), derivado do limoneno e   presente em plantas como hortelã, cereja e sálvia.
Abaixo foi colocado uma relação de óleos essenciais cítricos com os seus respectivos teores de limoneno (valores aproximados) :
Cidra (Citrus medica): 87%
Laranja (Citrus vulgaris/aurantium/sinensis): 90%
Limão (Citrus limon): 65-70%
Tangerina (Citrus reticulata): 70%
Toranja ou grapefruit (Citrus paradisi): 95%

Bem, finalizada a história do óleos essencial de Alecrim, espero que tirem proveito, pois brevemente postarei outro óleo...

Qualquer dúvida, opinião ou, se quizer, adicionar alguma comentário, fiquem a vontade!!

                                                           Fiquem em alto astral com o nosso amigo Alecrim... 
                                                                                
                                                                                                                                        Bjos, MLucia