sábado, 31 de março de 2012

    
 Aromatização de Ambientes  

 Dicas do porque elaborar com óleos essenciais -100 %  puros e naturais...

Como já foi mencionado em posts anteriores, Aromaterapia  é a utilização de óleos essenciais, extraídos de vegetais, que são empregados visando a saúde e o bem-estar do homem, terapeuticamente, e em perfumaria.

Diferenças entre Óleos Naturais e Óleos Sintéticos

 Na aromatização ambiental vemos que, além dos óleos essenciais, também são usados os produtos sintéticos. Esses óleos sintéticos podem ser imitações dos naturais e costumam ser muitas vezes chamados de "essências". Para uso farmacêutico, somente os óleos essenciais naturais são permitidos pelas farmacopéias, e no emprego, dentro da Aromaterapia, jamais devemos fazer uso de aromas sintéticos.
 
Dentre as diferenças entre um produto natural e um sintético, podemos citar:
  
  • Não existe recriação humana que possa reproduzir, na íntegra, o aroma de um óleo natural.
  • O produto sintético não carrega consigo a energia da planta, portanto, não tem utilidade terapêutica dentro da Aromaterapia a nível psicoterapêutico. Muitos dos efeitos energéticos dos óleos essenciais ocorrem não somente pelo seu aroma, mas também pela freqüência energética e memória que eles carregam. Portanto é importante saber diferenciar o produto que você está comprando para ter garantia de seus benefícios.
  • Os óleos naturais duram mais tempo na pele, quando utilizados como perfumes ou quando usados na massagem, ao contrário dos sintéticos que duram, às vezes, poucas horas. "Esta é a grande diferença entre os perfumes franceses que utilizam óleos naturais e os nacionais que usam essências sintéticas. Um perfume francês às vezes chega a manter seu odor sobre a pele até o dia seguinte".
  • No Brasil, segundo pesquisas realizadas, a grande maioria dos óleos não apresenta mais a sua composição original. Além da fraude imposta ao consumidor, a adulteração e falsificação dos óleos essenciais podem acarretar sérios riscos para a saúde e, portanto, especial atenção deve ser reservada a esse tipo de problema. Exemplos de procedimentos usados para falsificar óleos voláteis:
    1-       Adição de produtos sintéticos, de baixo preço, tais como álcool benzílico ou octílico (de cereais);
    2-       Mistura do óleo volátil de qualidade com outros óleos de menor valor para aumentar o rendimento;
    3-       Falsificação total do óleo através de misturas de produtos sintéticos diluídos em um veículo inerte.
Outras diferenças básicas que, certamente, poderão te esclarecer e auxiliar no momento de escolher uma sinergia ( seja  esta para o lar, o trabalho ou uso pessoal), você encontrará lendo os textos linkados abaixo.

Boa leitura... e após isto, se a escolha for apenas para dar um “cheirinho bom” na casa, será uma escolha consciente, principalmente, agora que já dispõe de informações sobre o tema.

  Textos importantes para leitura:

1- Como diferenciar um produto natural de um sintético

“...Estima-se que um número muito grande de óleos voláteis disponíveis no mercado não mais apresentam sua composição original. Sabe-se que existe uma grande variedade de estratégias sofisticadas de falsificação e, dessa forma, torna-se difícil detectá-las através de métodos relativamente simples, constantes em obras de referência.
           Assim, ter cuidado na obtenção de seu produto é uma questão de responsabilidade, que deve ser verificada e levada a sério para que não haja prejuízos para a saúde.
           Mas, mesmo com estas dificuldades na diferenciação dos produtos, alguns fatores podem ser observados no ato da aquisição de óleos essenciais:

1. Um óleo essencial jamais será vendido em vidro transparente, pois em contato com a luz ultra-violeta (UV) oxida-se com facilidade, perdendo então suas propriedades terapêuticas.

Os óleos essenciais não possuem cores extravagantes como roxo, lilás, etc. Somente o óleo de camomila e poucos outros apresentarão a coloração azulada, pois em sua composição, encontra-se o camazuleno, o que lhe confere o tom azulado. Por outro lado a tangerina, laranja e orégano terão cor alaranjada, o pachouli, a casca de canela e o vetiver cor marrom e o cedro de Himalaia e a bergamota cor esverdeada. Nos outros casos, jamais se encontrará óleos com cores que vão além do transparente e do amarelo claro. Normalmente produtos coloridos o são pela adição de anilinas...”

 

 







Cores de oleos -À esquerda três óleos com anilina adicionada. À direita 3 amostras de óleos naturais (limão, vetiver, canela respectivamente)

Fonte: http://www.laszlo.ind.br/default.asp?pagina=naturais_sinteticos


  2-Fragrâncias sintéticas X Óleos essencias - marketing Inteligente - Para enganar os consumidores 

   “ Cuidado com Impostores: fragrâncias sintéticas
Óleos essenciais não podem ser criados sinteticamente. Eles só ocorrem na natureza.
Confira
os rótulos de alguns produtos de banho que você tem em casa. Se você vir a palavra parfum, ou a fragrância, o aroma do produto provém de produtos químicos não  dos óleos essenciais. Estudos têm demonstrado que fragrâncias sintéticas muitas vezes são irritantes para a pele e em alguns casos, e imuno-tóxicos e neuro-tóxicas. Se você tiver sensibilidade na pele ou alergias, é especialmente importante evitar esses produtos químicos.
Aromaterapia não deve ser confundido com produtos perfumados. Muitas vezes, grandes empresas hoje no mercado, vendem de tudo, ( que contem aromas, como um produto de aromaterapia).  Outro dia no super mercado, encontri lenços de papel com este apelo de aromaterapia. Este é apenas um marketing inteligente. Aprenda a ler os rótulos quando você está comprando produtos que você não faz em casa.”


3-Importância dos óleos essenciais e dos compostos fenólicos  e dos vegetais 

“...Estudos toxicológicos têm demonstrado a possibilidade dos antioxidantes provocarem  efeitos carcinogênicos, o BHA mostrou-se capaz de induzir a hiperplasia gastrintestinal em roedores por um mecanismo desconhecido. Fatos como redução do nível de hemoglobina e a hiperplasia de células basais têm sido atribuído ao uso de antioxidantes ( Botterweck, et al, 2000) . Em razão destes motivos, o uso de antioxidantes sintéticos em alimentos está sendo cada vez mais  restrito. O TBHQ não é permitido no Canadá e na Comunidade Econômica Européia (Reishe  et al, 2007).
As propriedades antioxidantes de muitas plantas e especiarias têm se mostrado eficaz em retardar o processo de peroxidação lipídica em óleos e ácidos graxos dos alimentos.  Ervas da família Labiatae, como o alecrim orégano e sálvia, têm sido extensivamente estudadas por suas propriedades antioxidantes.  Autor/s. Jose Sidney Flemming











                                                      
                                                          Post importante para a compreensão dos próximos...
                                                  
                                                                                                                     Bjos, MLucia

domingo, 25 de março de 2012



Aromaterapia e festa de casamento...

É fato notório que a simples presença de um aroma conhecido nos faz recordar alguém ou algum fato  do passado, o que prova que o aroma pode alterar o nosso estado mental e emocional, levando-nos à vivenciar sensações agradáveis de alegria e bem-estar ou desagradáveis de insegurança e medo.

Ao inalarmos um sinergia de óleos essenciais, uma parte destas moléculas aromáticas vai para os pulmões via traquéia, penetrando nos brônquios, bronquíolos e alvéolos, passando para a corrente sangüínea nas trocas gasosas, agindo da mesma forma que na aplicação cutânea. Outra parte do aroma vai para o cérebro, atingindo o S. N.C. e exercendo efeito sobre o sistema límbico, que é o responsável por nossas emoções, sentimentos, memórias e humores.

A aromaterapia ambiental trabalha com a escolha, consciente, de óleos essenciais 100% puros, em baixa concentração e com aromas suaves, na elaboração de sinergias, visando proporcionar além de um ambiente agradável, também, uma ação terapêutica obtendo,com isso, o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.                    
 Desta forma, cada óleo essencial agirá de uma forma diferente de acordo com seus componentes químicos naturais, suas propriedades terapêuticas, forma de aplicação e, também, a preferência pessoal. Atualmente, sabe-se que o caminho mais eficiente para utilização dos óleos essenciais é através da inalação. 

Todo óleo essencial é essência, mas nem toda essência é óleo essencial. Foi observado que independente do tipo de essência sintética inalada, a reação química que ocorre entre as moléculas aromáticas, a mucosa e os mediadores formados podem ser nocivos à saúde, como no caso de alguns compostos aromáticos químicos a base de hidrocarbonetos que têm na sua composição os anéis benzênicos, compostos tidos de alto teor cancerígeno. O uso destes compostos em combinações “odorantes” afetam a saúde física dos que inspiram esta mistura. "Nos Estados Unidos e Canadá já existem campanhas dos que se consideram “cheirantes passivos”. Tatiana da Conceição-2005

As essências sintéticas , não contêm nenhuma “força vital” e não são dinâmicas.  É importante compreender as diferenças entre os óleos sintéticos e os óleos puramente essenciais. As fragrâncias artificiais podem ser copiadas de óleos essenciais,  mas sem as propriedades terapêuticas e as qualidades aromáticas reais. Perfumes e cosméticos sintéticos podem causar alergias e são um perigo para peles mais sensíveis.

É de extrema importância a composição do inalante e não apenas a qualidade do aroma provocado pela resultante de alguns compostos químicos.”

 “Da mesma forma que é preciso saber o que se compra, o que se come, o que se bebe, é preciso saber o que se respira...

É preciso entender a arte dos aroma
s..........”   Célia Wada
 
Efeitos e sua duração   

A aspersão constante de aerossóis perfumados no ambiente, trocas contínuas de fragrâncias sem intervalo, ocasiona dores de cabeça e indisposições. Duas a três horas de permanência diária em ambientes tratados com aerossóis são suficientes para causar indisposição, imagine se o composto aromático é de essências sintéticas !!??.

Os óleos essenciais em aromaterapia ambiental, dependendo do modo como são aplicados, trazem resultados quase que imediatos. O mais rápido e efetivo é aquele aceito pelo olfato , dessa forma, você poderá notar os seus efeitos, logo após a aplicação. A absorção na pele depende da estrutura molecular, por exemplo: Menta -10 minutos; Limão- 40 à 60 minutos e Lavanda: 60 à 70 minutos.

Lembre-se que esses pequenos tesouros são a alma e a energia vital de um vegetal, vida que pode nos curar de maneira pura e natural.” Erich Keller

Acesse: http://www.aromaterapia.org.br/ e veja artigos interessantes sobre aromaterapia.


                                           Gostou ? dê a sua opinião.. bjos !







terça-feira, 20 de março de 2012


 

Qual aroma é indicado em um casamento?  parte 10

 

Usando o aroma certo para o evento teremos alegria, aconchego e  bem-estar

 

Os óleos essenciais equilibram as emoções, resgatam boas lembranças, proporcionam um ambiente de descontração e muito amor, além de levar a um bem-estar físico, emocional e espiritual. 

Como se pode ver, argumentos não faltam para deixar sua festa de casamento perfumada. 

 

 

Como escolher o aroma ideal para a sua festa de casamento?

 A partir das informações colocadas no post anterior, a escolha para o “perfume da festa”, é determinada: 

  • Pela escolha dos óleos essenciais puros, e não essências sintéticas. Porquê?  volte ao post 9 ! !
  • Pelo caráter, estilo e personalidades dos noivos, pois deve haver uma afinidade com as notas olfativas.
  • Em função do objetivo da festa que é vivenciar momentos de bem-estar, alegria e prazer.
  • Não esquecer que determinados óleos essenciais possuem contra-indicações, por menor que seja a sua exposição.

O óleo essencial deve, sempre, agradar ao olfato. Se o cheiro de um determinado óleo causa indisposição, faça opção por outro com as mesmas propriedades que seja do seu agrado. Acredite e aposte no seu nariz pois ele, sabiamente, saberá identificar se o cheiro lhe faz bem ou não...

 

Cada essência aromática tem suas propriedades específicas, segundo a sua composição química, e se o objetivo é aproveitar seus benefícios na festa, deixamos abaixo o nome de  alguns dos óleos essenciais indicados pela aromaterapia como ideais para uso em sinergias festivas de casamento:

Gerânio, Sândalo, Alecrim, Manjerona, Olíbano e Tea tree.
Citronela: promove a limpeza da aura pessoal e ambiente e favorece um campo energético positivo.
Camomila Romana: favorece a ação e realização do indivíduo
Cravo : ação de proteção
Gengibre: renovação
Manjericão: força e energia
Petitgrain: energia renovada
Tangerina, Bergamota, Laranja, Limão Tahiti e Siciliano: Alegria
Ylang ylang : amor, sensualidade
Eucalipto staigeriana: devolve a sensação de carinho e amor. Devolve a vontade de viver com alegria, o amor próprio e a sensação de ser amada. Renova a energia.
Lavanda: proporciona harmonia e bem estar, limpeza, facilita auto-expressão, humor
Rosa: viver com alegria, elevar o humor

 Algumas dicas de sinergias para festas:

Tangerina, gerânio e lemongrass (ou capim-limão): trazem alegria, paz e serenidade
Rosa e Tangerina
Cravo, Tangerina e Mentha
Bergamota, Laranja ou Limão e um toque de Gerânio.
Tangerina, gerânio e verbena
Menta Arvensis , Limão e Tangerina
Patchouli, Gerânio e Limão
Limão, Grapefruit e Canela
Laranja doce,Ylang ylang e Gengibre 
Canela, Laranja e Cravo-da-índia

A sinergia preparada, também, chamada de identidade Olfativa do casamento é elaborada em forma de spray aromáticos. Borrifar o spray no ambiente da festa, evitando de colocar nos móveis e área de alimentação e,  principalmente, no limite mínimo da percepção humana, para não causar mal-estar ou sensibilização. 

Como espalhar o aroma

  • Direto na água quente – para um efeito de última hora, experimente pingar algumas gotas de óleo essencial dentro de um recipiente com água quente. O aroma não dura tanto quanto nos difusores, mas funciona bem para festas em familia e jantares.
  • Spray - substitua os aerossóis que são tão nocivos ao meio ambiente simplesmente enchendo um borrifador comum com o produto elaborado com óleos essenciais. Obs.: em pesquisa realizada, foi constatado que os difusores da empresa Biomist e os climatizadores da empresa Joape não funcionam com óleos essenciais e sim com essências químicas.
  • Velas perfumadas


                   Espalhe o aroma pela festa, e depois é só respirar fundo e deixar que      
               ele  te envolva...                                                          
                                                                                                     
                                                                                                        Bjos!  MLucia

 

 

sexta-feira, 16 de março de 2012




A Procura de uma I. Olfativa Ideal - parte 9

   Essências e suas energias vitais...


  
       Como Erich Keller cita em seu livro-Guia Completo de Aromaterapia :
 “Muito bem-vindo ao mundo dos aromas”.
Vamos falar um pouco sobre Identidade Olfativa, mas antes é importante saber como funciona o olfato para entender e, principalmente, saber escolher o aroma ideal para atingir determinado propósito.

 Quando falamos em Identidade Olfativa, devemos  relacioná-la:
  • Ao uso de óleos essenciais que contêm a força vital dos vegetais e estão presentes em diversas partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas), responsáveis por seus odores aromáticos e desprovidos de quaisquer corantes ou conservantes. 
  • À Aromaterapia uma vez que a mesma utiliza óleos essenciais puros de uma forma terapêutica, com o objetivo de equilibrar a saúde física, emocional e mental.

      Podemos afirmar que a Identidade Olfativa ideal é aquela que faz parte da  Aromaterapia, uma vez que utiliza sinergia aromática (que é a mistura de óleos essenciais 
que acentuam um ao outro), visando proporcionar o bem estar emocional através destes aromas.
 
 Como agem os óleos essenciais?
 
  • Quando um óleo essencial é inalado, 1 parte de suas moléculas vai para os pulmões via traquéia, penetrando nos brônquios, bronquíolos e alvéolos, passando para a corrente sangüínea e distribuídas a todos os órgãos.
  •  Outra parte do aroma vai para o cérebro, atingindo o Sistema Nervoso Central e mais especificamente o Sistema Límbico, que é nosso antigo Cérebro das Emoções, responsável por nossas emoções, nossos comportamentos e atitudes, nossa memória e nossos humores.
 
 A Identidade olfativa da festa é feita levando-se em consideração:
 
  • A escolha dos óleos essenciais puros, pois cada óleo essencial age de uma forma diferente no nosso corpo físico, mental e emocional de acordo com a sua composição química.
  • As características de perfil das personalidades dos noivos.
  • A situação: no caso o objetivo da festa  é propiciar sensações olfatórias de bem-estar, alegria, prazer e aconchego.
 
Vale lembrar:

  •  Cada óleo essencial possui inúmeros componentes químicos e cada elemento químico, (álcool, ésteres, terpenos e outros ) possui diversas propriedades terapêuticas como: analgésica, digestiva, descongestionante, diurética, relaxante, antisséptica, antidepressiva, bactericida, imunoestimulante, antiespasmódica, cicatrizante, estimulante, sedativa, desintoxicante, etc.
  • Não use os óleos essenciais puros diretos sobre a pele. Pele sensível - evitar óleos fortes em massagens: cravo, pinho, gengibre.
  • Não ingerir
  • Os óleos essenciais possuem contra indicações! Procure sempre a orientação de um Aromaterapeuta.
  • Não confunda essências e óleos essenciais. Essências são substâncias industrializadas, muitas vezes são sintéticas ou adulteradas, cuja finalidade é  ter 1  aroma agradável e menor custo, portanto não tem a energia vital, nem a riqueza de substâncias e propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. Portanto o uso de essências não deve ser chamado Aromaterapia.
     
 Dicas de Sinergias para Festas de Casamentos:

As sinergias sugeridas abaixo são elaboradas com óleos essenciais 100% puros e, lembre-se que o objetivo da aplicação é expressar a emoção daqueles momentos de alegria,  muito amor e descontração  através de um aroma que ficará retido na memória das pessoas.
  • Sinergia em spray com óleos essenciais de Laranja doce, Bergamota, Rosa e Ylang Ylang. A maioria dos cítricos (Tangerina, Mandarina, Limão e Néroli) ajudam a restaurar a alegria.
  • Para  proporcionar momentos felizes – Petitgrain, Pau rosa e Patchouly - Spray.  
  • Sinergia  para proteger o ambiente, cuidar e repelir situações energéticas contrárias ao momento de alegria faça um spray com água florida rosa e coloque O.Es. de Tangerina, Lavandin, Patchouly e Pau rosa. Esse spray irá estimular a presença de um aura de alegria e amor. 
  •  Sinergia de Patchuli com Lavanda - para melhorar o humor, trazer alegria.  
  • Spray para festas: Ylang Ylang + Tangerina + Patchouly.
      
Use os óleos essenciais de acordo com os seus objetivos:

 Óleo essencial de Bergamota: Alegria, entusiasmo, autoconfiança, proteção, perdão e
 otimismo.
Óleo essencial de Canela : É a vibração do amor, do carinho e aconchego.
Óleo essencial de Cedro: Óleo do poder, “eu posso e eu consigo”. Persistência, calma e
confiança.
Óleo essencial de Cipreste: Proteção, elimina pensamentos negativos; é a paz que precisamos para realizar mudanças com confiança. Sem medo de ser feliz!
Óleo essencial de Grapefruit: Jovialidade, iniciativa para buscar o que me faz feliz,
vontade de ser feliz e mais nada!
Óleo essencial de Hortelã Pimenta: Elimina sentimentos e pensamentos
negativos, traz pureza para nossos corações. Estimula a ação.
Óleo essencial de Laranja Doce: Leveza e alegria. Flexibilidade, compartilhar com o próximo e ensina que o encanto está nas pequenas coisas da vida. 
Óleo essencial de Patchouli: Paciência. Ensina que não podemos mudar ninguém, mas podemos nos mudar para compreender o próximo. Amadurecer é descobrir possibilidades e limites, é saber aproveitar o que há de melhor nesta vida.


                                                            Espalhem o aroma pela festa.........Bjos!



                                             
 
                         










quarta-feira, 14 de março de 2012


 

    Identidade Olfativa – Casamento - parte 8

      Mayá e Alexandre

 

       

  
      A idéia de fazermos a Identidade Visual surgiu posteriormente à idéia da Identidade Olfativa, pois com o término do meu curso de aromaterapia, pela ABRAROMA - Associação Brasileira de aromaterapia e Aromatologia, http://www.abraroma.org.br e com orientação 
da Coordenadora do curso, Sandra Spiri, foi elaborado uma sinergia para aromatização da festa de casamento com óleos essenciais, visando  proporcionar um ambiente de acolhimento, descontração e de alta energia.
 
      Os estímulos visuais ( identidade visual, decoração, os noivos e a cerimônia de casamento), auditivos (músicas ao vivo e mecânica) e gustativos (coquetel, buffet, sobremesa, mesas de doces e café e bolo), são capazes de criar um diferencial emocional, e quando aliado à aromatização do ambiente, estimulam emoções nas pessoas e podem deixar, na memória dos convidados,  uma lembrança olfativa que torne o evento inesquecível.
        
              Para a criação do aroma especial para a cerimônia e festa do casamento, foi necessário 
        estudar alguns critérios como: 

  •  Definir claramente o efeito pretendido na percepção dos noivos, familiares e convidados. 
  •  Levar em consideração o perfil do “público alvo” ( sexo, faixa etária predominante, estrato social). 
  •  “Equilibrar”  a fragrância com o estilo do casal, época do ano, metragem cúbica, identidade visual, decoração, música ambiente, sistema de climatização utilizado e o número de convidados. 
  •  Realizar uma difusão adequada e eficiente.
 
  A  sinergia  usada na cerimônia e festa de casamento de Mayá e Alexandre:

      Foi elaborada uma fragrância personalizada que combina com a personalidade dos noivos e com a ocasião, e é composta dos seguintes óleos essenciais: 

Tangerina, Lavanda, Patchouly e Cipreste para proporcionar um ambiente relaxante, descontraído e estimular a presença de uma aura de alegria, bem-estar e contentamento. 

      A fragrância foi borrifada na área do lounge, na pista de dança, banheiros e entrada do salão, no limite mínimo da percepção humana, para não causar mal-estar ou sensibilização. 

  

    Para tornar o evento ainda mais especial, foram distribuídas como lembrancinhas - sachês, com o mesmo aroma utilizado em todo o evento. A aromatização dos ambientes tornou o evento inesquecível!!


 Ufaa...

      Transcorrido o evento, vimos que a avaliação pós-casamento foi tida, não só positiva mas de êxito...  Assim, o objetivo foi atingido e a festa foi um sucesso!! (modéstia, heim ??).
    
 Agradecimentos:

  • Aos amigos, parentes e convidados que, com suas presenças, muito contribuíram para o sucesso deste casamento e, também, por compartilhar com os noivos e familiares dos momentos de alegria e felicidade...   
  • Aos familiares e amigos que ajudaram e MUITO  a tornar o sonho dos noivinhos uma realidade :
  • Em especial ao Pai da noiva pelo “apoio incondicional” em todas as etapas do evento;
  • Ao irmão da noiva, publicitário-Maurício Medeiros (pracadefilmes@hotmail.com )  pelas fotografias e vídeos realizados com esmero e dedicação, as idéias e criação de parte da identidade visual ( detalhista e minucioso! ); 
  • A Manuela - assistente de produção, secretária, “atriz” e esposa do Maurício; 
  • A Vanda e a Shirlei (veio de Roraima e nos auxiliou, e muito, neste período do evento), 
  • Ao Negobando - pelo filme gravado;
  • Ao Hipólyto – bacharel em música, pelo show de violão! fone:  3276-2930;                    ( hipolyto@terra.com.br)
  •  Não podemos esquecer da AJUDA da amiga Milene Barbisan por conseguir “heroicamente” realizar o verdadeiro happy hour  com os noivos e assim elaborar o repertório musical para a cerimônia e a festa, aliviando a Mãe da noiva desta tarefa, que por sinal, não tinha a menor condição...(hehehe...) e isto a 2 ou 3 dias do casamento! 
  •  Agradecimentos, em especial, ao primo da noiva- Marco Vasconcelos, que “tudo sabe e tudo entende” – informática, eletricidade, eletrônica, serigrafia e muitas outras coisas sem o qual não teríamos realizado “tal façanha e com sucesso”             ( markoav@ig.com.br ).









   
                      Que acharam? Vamos continuar !...
                                                                                                                                                                                                                                                     Bjos ! MLucia


Imagens de I.Visual do casamento  – parte 7

Detalhes dos kits Banheiros

Modéstia a parte, foi agradável entrar na área dos banheiros e encontrá-los perfumados
com a sinergia especial para a recepção... 

Os kits banheiros, possuem elementos importantes e indispensáveis à higiene, bem-estar
 e possíveis “emergências”... 

O kit feminino contém, por exemplo, absorventes, absorventes internos, desodorante 
sem perfume,lixa de unha, grampos, fio dental, algodão, lenço umedecido , antisséptico
bucal, kit costura, kit ressaca para casos de excessos..., analgésicos, elementos de beleza
 e outros itens, também importantes... 
O kit banheiro masculino contém vários dos elementos contidos no kit feminino.
 
Kit banheiro feminino 


 







Kit banheiro masculino













 Banner dos noivos



















 Tradições de Casamento ?
  •  Não concordamos com a tradição de “jogar” arroz nos noivos à saída da cerimônia por várias razões. Respeito quem goste  e faz uso!  
  • Para a cerimônia, foi planejado usar bolhas de sabão na entrada dos noivos na festa e na pista de dança, mas mesmo estando prontos, rotulados e engraçadinhos, não foram usados devido ao risco de queda dos convidados na pista de dança e, principalmente, os convidados mirins!! ... excesso de zelo? neura ?).  





 




Olha que bonitinhos !  mas ...

Foi feita a opção de chuva de pétalas de rosas de seda (perfumadas!!) que tem a
 mesma simbologia do arroz....










pétalas de rosas de seda  


















Os noivos mudam a fisionomia quando são jogadas as pétalas de rosa, imagina se fosse arroz?! Observem as fotos de outros noivinhos ao ser jogado arroz !! 

Animação da festa

 












Ainda dentro do assunto tradições de casamento, deixo aqui a minha opinião sobre os adereços: serão eles imprescindíveis em uma festa de casamento?
 
Foi planejado a distribuição de adereços para deixar a festa mais animada (óculos coloridos,gravatas coloridas e fosforescentes, máscaras (artesanais feitas pela aromasearte), pisca-piscas, pulseiras de neon,tiaras noivinhas,marabús coloridos...
 
A distribuição dos acessórios ficou a cargo do cerimonialista, o que nos deixou despreocupados, porém tal fato não ocorreu e só foi distribuído parte destes adereços pela tia da noiva, como os marabús, as máscaras (não as artesanais), gravatas fosforescentes, os óculos, tiaras noivinhas e os chapéus, o restante foi esquecido !!  
E não fizeram falta, pois os adereços distribuídos e a excelente seleção musical feita pela Milene e os noivos, o show de violão ( sem voz) do Hipólyto e mais a “Cassandra”  animaram os noivos e os convidados que dançaram até as 4 horas da manhã !!  

Qual a sua opinião sobre a pergunta acima ? 

Os detalhes da Identidade Visual conseguimos colocar ,quase todos,é claro que vistos in loco é mais bonito !!  (que modéstia, hehehe..)          

                                   
Deixo abaixo alguns exemplos de monogramas que foram achados na internet e que poderão ajudá-las:






Nestes links encontraremos arabescos free, que poderão ajudar na escolha do monograma: 
 
 http://all-free-download.com/free-vector/victorian-ornaments-free.html
 
http://manequim.abril.com.br/blogs/casamento-dos-sonhos/convites/modelos-de-arabescos-para-decorar-o-convite-de-casamento/

http://www.scribd.com/doc/900921/O-casamento-na-visao-das-criancas

   Coloco aqui um poema, lindo, que serve de sugestão para colocação no álbum:

"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!
Fernando Pessoa     

                      Veja no Próximo Post Identidade Olfativa do Casamento. Olha lá, !!
                                                                                                                          MLúcia